Você sabia que o acesso à cultura é um direito fundamental da criança?
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, além da educação, esporte e lazer, toda criança deve ter acesso à cultura em todas as suas instâncias.
Mas quem deve garanti-lo?
O acesso deve ser incentivado e mediado por nós, adultos, educadores e familiares. Muitas vezes, ao nos preocupamos em proporcionar diversão, esquecemos de que diversas atividades oferecem lazer e conhecimento simultaneamente. Por isso, preparamos cinco atividades para as férias escolares de julho. Confira:
1 – Leitura em família
Atualmente, as telas estão cada vez mais presentes na vida das crianças. A exposição excessiva, no entanto, tem correlação com a miopia progressiva e provoca diversos prejuízos para a saúde ocular infantil. Como resultado, a sociabilização é afetada, tem-se um aumento do sedentarismo e de maus hábitos que irão se estender por toda a vida adulta.
Por isso, invista em um tempo de qualidade longe dos tablets, celulares e computadores. Em meio a tantos estímulos, tire um tempo para ler um livro
ou reserve um dia para conhecer a biblioteca pública da cidade. Faça disso um hábito ou uma tradição.
Leia a história com bastante entonação, enriquecendo-a com sons, mudança de vozes e gestos. Depois, encontre o momento adequado e converse com a criança sobre o livro. Mostre e comente as imagens, dando oportunidade para que ela revele sua impressão por meio da linguagem.
2 – Jogos de mímica
Em família, envolva a criança para selecionar um tema – como, por exemplo, “animais”. Depois, capriche nos
gestos e movimentos, sem verbalizar
ou emitir sons, enquanto os demais integrantes da família tentam adivinhar de qual animal se trata. Os jogos de mímica exercitam a comunicação,
concentração, a imaginação e a criatividade para desenvolver outras formas de expressão, além da linguagem verbal.
Conheça todas as dicas em nossa Ed. 41. Clicando Aqui
Para conhecer as edições anteriores, Clique Aqui