Você sabia que o acesso à cultura é um direito fundamental da criança?
De acordo com o Estatuto da Criança e do Adolescente, além da educação, esporte e lazer, toda criança deve ter acesso à cultura em todas as suas instâncias.
Mas quem deve garanti-lo?
O acesso deve ser incentivado e mediado por nós, adultos, educadores e familiares. Muitas vezes, ao nos preocupamos em proporcionar diversão, esquecemos de que diversas atividades oferecem lazer e conhecimento simultaneamente. Por isso, preparamos cinco atividades para as férias escolares de julho. Confira:

1 – Leitura em família
Atualmente, as telas estão cada vez mais presentes na vida das crianças. A exposição excessiva, no entanto, tem correlação com a miopia progressiva e provoca diversos prejuízos para a saúde ocular infantil. Como resultado, a sociabilização é afetada, tem-se um aumento do sedentarismo e de maus hábitos que irão se estender por toda a vida adulta.
Por isso, invista em um tempo de qualidade longe dos tablets, celulares e computadores. Em meio a tantos estímulos, tire um tempo para ler um livro
ou reserve um dia para conhecer a biblioteca pública da cidade. Faça disso um hábito ou uma tradição.
Leia a história com bastante entonação, enriquecendo-a com sons, mudança de vozes e gestos. Depois, encontre o momento adequado e converse com a criança sobre o livro. Mostre e comente as imagens, dando oportunidade para que ela revele sua impressão por meio da linguagem.
2 – Jogos de mímica
Em família, envolva a criança para selecionar um tema – como, por exemplo, “animais”. Depois, capriche nos
gestos e movimentos, sem verbalizar
ou emitir sons, enquanto os demais integrantes da família tentam adivinhar de qual animal se trata. Os jogos de mímica exercitam a comunicação,
concentração, a imaginação e a criatividade para desenvolver outras formas de expressão, além da linguagem verbal.

Conheça todas as dicas em nossa Ed. 41. Clicando Aqui

Para conhecer as edições anteriores, Clique Aqui

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário