A Alergia Alimentar (AA) na infância é uma condição séria que afeta de 6% a 8% das crianças em todo o mundo. E essa prevalência vem aumentando a cada ano, por isso, é considerada um problema de saúde pública.

A alergia alimentar é uma resposta anormal do sistema imunológico após a ingestão e/ou contato com determinado(s) alimento(s). Essas respostas, que também chamamos de reação, podem acontecer imediatamente ou não. Quando não acontece imediatamente, fica mais difícil descobrir a que a criança tem alergia, por isso é tão importante estar atento e ciente dos sinais e sintomas de alergias alimentares.

Os sintomas são variáveis. Podem ocorrer erupções na pele, coceira, inchaço no corpo todo ou somente nos lábios e língua. Vômitos, diarreia e dor
abdominal também podem ser sinais de alergia a algum alimento.

Crianças que apresentam coriza persistente devem ser avaliadas para investigação de uma possível alergia alimentar. Existem também sintomas mais
graves, que requerem atenção médica imediata, como dificuldade de respirar e anafilaxia.

Embora mais de 170 alimentos tenham sido reconhecidos como potencialmente alergênicos, uma pequena parcela entre eles tem sido responsabilizada pela maioria das reações ocorridas. Na infância, os alimentos mais responsabilizados pelas alergias alimentares são:

Leite de vaca;
– Ovo;
– Trigo;
– Soja.

Leia o artigo e a edição completa da 43ª edição da revista Mommys, clicando aqui .

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário