Uma noite para que mulheres se redescubram, se reencontrem e se reconectem

Por Carol Barreto

Recentemente falamos aqui no blog sobre a importância do autocuidado, especialmente quando se trata de mães, já que todas nós equilibramos pratinhos em excesso no dia a dia. Um dos pilares da comunidade Mommys é, justamente, pensar e promover ações que coloquem em primeiro plano o autocuidado, sua importância e relevância na rotina. E também na quebra da rotina.

  Desde 2017, a comunidade promove os eventos “Mommys Night Out”, carinhosamente chamados de MNO, que são noites pensadas somente para mulheres com a proposta de uma quebra na rotina das mommys. Uma oportunidade de diversão organizada cuidadosamente para proporcionar momentos de prazer, relaxamento e curtição.

  O estilo do evento varia a cada edição, que já teve desde encontros em restaurantes a baladas grandes com temas de rock, axé, sertanejo, pagode, pré-reveillon; buscando agradar a todo estilo de mãe. E, a cada novo evento, as participantes compartilham em suas redes sociais a felicidade e o bem estar que essas festas trazem para suas vidas.

Para a mommy Mari Xavier, que já foi eleita como uma das Embaixadoras do MNO, o evento é um sopro de vida: “Não tem lugar melhor para recarregar as energias. Vai muito além de autocuidado! Eu brinco que é quase que um renascimento”.

O Axé das Mommys

  No dia 23 de fevereiro de 2022, aconteceu a primeira edição do “Mommys Night Out” após um longo período de pausa devido a pandemia. O evento foi planejado com muito cuidado e passou por diversas dificuldades até que conseguisse se realizar. A equipe que cuida do MNO precisou remarcar data, renegociar com fornecedores, enfrentar as incertezas da pandemia, até que conseguisse promover o tão sonhado retorno do evento.

O tema escolhido foi “Axé das Mommys”, com a apresentação do grupo “Baianeiros”, que é queridinho das mommys desde a primeira participação num evento de 2017. Todos os 500 ingressos disponíveis foram vendidos em poucos dias.

Equipe Mommys responsável pelo MNO e os vocalistas do grupo Baianeiros. Imagem: André De Oliveira, Copyright © 2022.

O evento foi sucesso absoluto. A energia de tantas mulheres, sedentas por um momento de alegria e despreocupação, era contagiante. 

A fonoaudióloga, e mommy da Lara, Andrea Viggiani, esteve pela primeira vez em um MNO. O impacto foi tão grande que ela já está pensando nos próximos. “Foi uma experiência muito diferente de tudo que já vivi. Nunca tinha ido a um evento com tantas mulheres reunidas. Senti uma energia e uma liberdade únicas. Consegui me divertir sem preocupação, dançar livremente e conhecer pessoas especiais. Estou encantada com o evento e já tenho muitas amigas mães que estão esperando os próximos para ir comigo”, conta Andrea.

A mommy Heloísa Rocha fez uma publicação emocionada ao retornar do evento: 

“Preciso enaltecer este momento! O MNO é uma oportunidade de nos reencontrarmos com as pequenas felicidades, vibrando em uma energia quase indescritível. São mulheres que, em sua grande maioria, estão sobrecarregadas com a maternidade, com o trabalho e com as preocupações que chegam junto com a missão de mãe. O que torna este momento tão incrível é a mágica que ele proporciona. Ali somos mulheres que resgatam a autoestima, que redescobrem o quanto precisam de uma pausa e o quanto isso é saudável! Ali não há espaço para os problemas e a tristeza nem pensa em chegar. Ali é onde o canto ecoa, onde o corpo fala, onde novas amizades surgem e antigas são resgatadas. É onde reavivamos o prazer em ser e estar. É o lugar onde o significado da palavra pertencer se torna profundo e verdadeiro. É o reencontro com o passado remetido através das músicas e coreografias. É a leveza da diversão sem culpa. É a segurança que tantas vezes nos é tolhida pelo simples fato de sermos mulheres. Saudades eu estava! Saudades eu já sinto agora, poucas horas após o fim”.

E verdadeiramente o evento vai muito além das horas de sua duração. Os sentimentos ecoam por dias, semanas. As amizades se multiplicam, se fortalecem. No dia seguinte ao evento, assim que acordou, Andrea Viggiani recebeu a seguinte mensagem de uma mommy que ela conheceu na fila do caixa e com quem compartilhou vários momentos ao longo da noite: “Bom dia Mommy linda! Acordei muito feliz. Que seu dia possa ser abençoado. Obrigada pelo carinho de ontem”. 

As mommys, amigas de infância, cunhadas e comadres, Carol Barreto e Andrea Viggiani.
Imagem: André De Oliveira, Copyright © 2022


A embaixadora Mari Xavier, que é assídua desde o primeiro MNO, conta que a sensação de quem vai pela primeira vez é sempre a de querer voltar: “O que já levei de amiga pro MNO não é brincadeira e TODAS sempre saíram dizendo que foi a melhor balada da vida. Nesse último foram 15 amigas e todas estão loucas pelo próximo! Sou a maior suspeita para falar do MNO, porque, para mim, é aquele programa FUNDAMENTAL na vida de qualquer mulher! Das mães, então, nem se fala!”.

Mari Xavier, uma das embaixadoras do MNO. Imagem: André De Oliveira, Copyright © 2022


A importância do MNO na vida das Mommys

  Além do momento de diversão, extravasamento e de partilha entre mulheres que, de alguma maneira, estão no mesmo barco, o evento tem um impacto também na autoestima e saúde mental das participantes. 

Ter a oportunidade de um momento exclusivo para si, de se arrumar, de se ver maquiada, de reviver um reencontro consigo mesma, é uma atitude de autocuidado que o evento também promove. A mommy Heloísa Rocha conta que nesse período pós-pandemia a importância de participar do MNO ficou ainda mais nítida: “Não apenas por sair de casa, mas por me redescobrir como mulher. Eu já havia me esquecido como era me olhar no espelho maquiada. Ouvir meu filho de 3 anos me ver saindo e dizer ‘Mamãe está bonita’ me trouxe uma autoestima que há meses eu não experimentava. Até o ciúme que o marido sentiu, mas fez questão de disfarçar, me fez bem. Eu já não sabia se ele ainda me admirava e ali eu tive certeza”.

As mommys e amigas Thaiana, Heloísa Rocha, Patrícia e Aleska.
Imagem: André De Oliveira, Copyright © 2022

Em meio às demandas da rotina, da entrega que a maternidade exige, as mães muitas vezes acabam sucumbindo ao ordinário e não conseguem encontrar válvulas de escape que as façam se olhar novamente por inteiro. O MNO é exatamente esta oportunidade. “Normalmente eu tenho uma vida muito corrida e fica difícil encaixar hobbies ou atividades que não estejam atreladas à rotina. Tudo em minha vida parece estar projetado para dar prioridade aos demais: filho, marido, mãe, família, trabalho. Antes de conhecer o Mommys e o MNO eu chegava a sentir culpa por querer dedicar um tempo a mim mesma. A maternidade e o que a sociedade cobra dela, também me consumiram de tal forma que eu esqueci que existia uma mulher por trás do papel de mãe. Desde a primeira vez que estive no evento, pude me reconectar com algo que estava adormecido em mim. Descobri que me divertir não era só necessário, mas transformador. Foi a porta para que eu entendesse que a rotina é necessária, mas não preciso viver de forma automática. É importante, vez ou outra, rompermos as barreiras dos ciclos viciantes”, conta a mommy Heloísa. 

E para quem nunca foi, o que as Mommys têm a dizer?

Mari Xavier é só empolgação ao responder a essa pergunta: “só vai!!! Porque depois que vai no primeiro, você não vai perder nunca mais!!”. 

A energia e as memórias construídas nos eventos causam, de um modo geral, essa empolgação e o desejo de que todas possam vivenciar essa mesma experiência. Não é somente uma noite de curtição, é a pausa necessária para seguir em frente. “Não existe apenas uma forma de ser feliz. O MNO nos mostra que festa e diversão também podem ser para nós, e isso não nos torna menos responsáveis ou menos maternais. O MNO é acolhedor e motivador, faz com que cada mulher se descubra maravilhosa na sua singularidade”, afirma Andrea Viggiani. 

E Heloísa Rocha completa: “Para quem ainda não teve a oportunidade de ir ou tem algum receio, meu conselho é apenas um: vá! No MNO a gente se diverte sem medo. Ali é onde todas estão alinhadas em um único objetivo, ser feliz naquela noite. Ninguém nos julga pela roupa que vestimos, pelo sapato que usamos, pelos problemas que temos. Somos apenas mães que querem e merecem se divertir!”. 


3 Comentários

  1. Eu sou super Fã, me lembro que fui e deixei meu bebê com 2 meses que só mamava no peito, fui no dia do aniversário do metido mesmo ele ficando bravo… Oi seja não quero perder nenhum mesmo! É um momento único e exclusivo pra mim!!!
    Desse última vez alugamos uma van e vou falar que tbm foi ótima idéia pois assim não ficamos limitada a controlar o álcool 🙈🤣 o único ruim foi que teve como ser a última a sair 😬 Agradeço muito a Mari e toda equipe por trás desse mega evento!

  2. Não perco nenhum!! Já falei várias vezes que o MNO é vida!!!! Mesmo que o estilo musical não seja meu preferido sei que vou me divertir e ser feliz lá!!!!!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário