Pensar em família nos dias atuais requer um caminhar pelo cenário do afeto bem como dos conflitos. Não tem como se esvair deste contexto. Aonde reside o amor, em alguns momentos, aflora o desamor.

A questão que se abre a partir deste fenômeno sistêmico é que as pessoas precisam começar a perceber esta situação como algo natural. O conflito faz parte das interações sociais, não há nenhuma forma de relacionamento sem a presença destes.

Acontece que a cultura nos informa que os conflitos são negativos e que devemos evitá-los. Na verdade, os conflitos são fenômenos naturais, uma oportunidade que temos de nos remodelar e irmos a outros patamares de relacionamentos e de conhecimentos.

As famílias ganharam novos contornos, novas configurações e novos personagens. As interações são complexas desde a família pequena até as maiores. O sistema familiar alberga situações outrora não imaginadas, e administrar o novo, num primeiro momento, traz insegurança, medo ou negação.

E agora? O que fazer com os conflitos que surgem a cada novo amanhecer dentro da sua casa?

Primeiramente, compreender o discurso por trás do que aconteceu. Depois, perceber quais atores fazem parte da narrativa. Ao final, enquadrar cada participante na sua esfera de responsabilidade pela co-construção do conflito.

A partir disso, torna-se possível estabelecer um momento de reflexão e percepção de como fazer a gestão deste conflito. Entretanto, nem sempre as pessoas vão dar conta de fazer este gerenciamento, pois estão no ápice de emoções e sentimentos aflorados e diminuem a capacidade de olhar pelos olhos da razão e dos dados objetivos da realidade.

A Câmara Satisfactio está à disposição para auxiliar você e toda a sua família no gerenciamento dos seus conflitos. Entre em contato e agende um horário!

 

Foto: Bigstock

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário