A partir de hoje, dia 25 de maio, teremos a reabertura gradual do comércio em Belo Horizonte, conforme determinação das autoridades competentes. Porém, mesmo seguindo os protocolos de segurança para essa reabertura, é importante ressaltar que ainda não vencemos essa guerra contra o coronavírus. Por esse motivo, os cuidados para evitar sua disseminação devem continuar sendo prioridade para todos os cidadãos e autoridades.

A recomendação de ficar em casa ainda é necessária e a mais segura como medida de controle da doença. Sendo assim, quem pode trabalhar em home office deve continuar em casa, saindo apenas quando necessário.

Idosos continuam sendo considerados mais vulneráveis e devem permanecer em distanciamento social. Lembrando que se os adultos ou crianças não estão em isolamento, não devem ter contato com os idosos para protegê-los.

Caso você precise ir a um estabelecimento comercial, vá com uma finalidade específica e não prolongue o tempo de exposição. Ainda não é o momento de aglomerações ou de passeios em lojas, com exposição desnecessária, correndo o risco de contaminação.

Portanto, caso precise sair de casa, lembre-se sempre de seguir as medidas de segurança abaixo à risca:

  • HIGIENIZAÇÃO DAS MÃOS:

Esta é a medida isolada mais eficaz na prevenção de qualquer doença transmissível. Higienize suas mãos sempre antes de colocar a máscara, ao chegar da rua, antes e após as refeições e uso do banheiro e após manipular as compras chegadas da rua.

  • USO DA MÁSCARA DE TECIDO:

A máscara é de uso individual! Elas devem estar limpas e passadas, pois o ferro fecha a trama do tecido, diminuindo os poros e aumentando a capacidade de proteção da máscara. O ideal é colocá-la antes de sair de casa, pois as mãos ainda estão limpas.

Máscaras de tecido ou mesmo a descartável devem ser trocadas a cada duas horas no máximo, ou sempre que estiverem sujas e úmidas. Portanto, ao sair de casa, convém levar uma máscara reserva e um saco para guardar a máscara suja se precisar trocar.

IMPORTANTE: Nunca tocar na parte da frente da máscara, pois este é o ponto mais contaminado! Sempre que precisar ajustar, fazer pelas laterais e na parte interna, usando o álcool em gel nas mãos antes de manuseá-la.

  • USO DO ÁLCOOL EM GEL:

O álcool em gel deve estar sempre disponível, na bolsa ou no carro, pois na impossibilidade de lavar as mãos, a fricção das mãos com álcool 70% até a sua secagem é eficaz na eliminação de microrganismos, inclusive o COVID-19.

  • DISTÂNCIA DE SEGURANÇA:

Deve-se manter distância de pelo menos UM metro das pessoas. Na necessidade de aproximação, ambas devem estar de máscara (lembrando que o uso de máscara dentro de estabelecimentos já é obrigatório, conforme a Lei 23.636, de 2020).

  • ETIQUETA RESPIRATÓRIA:

Ao tossir ou espirrar, proteger com o braço mesmo estando de máscara! É extremamente importante esta proteção para evitar a dispersão de partículas contaminantes.

  • SAPATOS, ROUPAS E CUIDADOS DE HIGIENE AO CHEGAR EM CASA:

Os sapatos devem ser retirados antes de entrar em casa e guardados em um lugar próprio ou devem ser limpos antes de serem guardados. Os animais de estimação que saírem nas ruas devem higienizar as patas para entrar em casa.

As roupas usadas fora de casa devem ser imediatamente retiradas e colocadas diretamente na máquina de lavar. Tomar banho e lavar os cabelos, de preferência (sair com os cabelos presos os deixam menos expostos).

  • CUIDADOS COM COMPRAS:

Todas as compras são consideradas potencialmente contaminadas! Portanto, ao chegar em casa, embalagens devem ser higienizadas com pano limpo e fricção da solução caseira de água sanitária (colocar 250ml de água sanitária da concentração de 2,0 a 2,5%, em 750ml de água limpa e colocar em um frasco âmbar).

Verduras, legumes e frutas devem ser lavados individualmente e colocados de molho por 30 minutos em solução de água sanitária (para este fim, usar 1 litro de água com 1 colher de café de água sanitária). Após o tempo de molho, enxaguar com água limpa para retirar resíduos da solução.

  • CRIANÇAS:

As crianças devem permanecer em casa, se possível. Evite levá-las em locais fechados. Para elas ainda é mais difícil não tocar em nada e, por conta disso, podem contaminar a máscara com mais facilidade!


Sabemos que este é um momento de muita ansiedade, pois ainda não temos uma solução para esta pandemia. Por isso, manter a tranquilidade, seguir estes cuidados, principalmente ficando em casa (quem tiver esta possibilidade) e sair apenas quando necessário, nos fará ganhar tempo e manter o equilíbrio do sistema de saúde, de forma que o adoecimento da população seja gradual, não em massa!

Portanto, foco nos cuidados na esperança de que em breve teremos uma vacina e nossas vidas voltarão ao normal, mesmo que o normal seja diferente a partir dessa situação inédita que o mundo inteiro está vivendo.

Se cuidem e um forte abraço!

Foto: banco de imagens

 

 

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário