A participação ativa dos pais ou responsáveis na vida escolar dos filhos traz uma série de benefícios relevantes e influenciam diretamente no bom desempenho da criança ou adolescente. No entanto, nem sempre os pais sabem exatamente como ajudar na hora da lição de casa ou do estudo para as provas.

As educadoras Roberta e Taís Bento, fundadoras do site “SOS Educação” e autoras do livro “Socorro, meu filho não estuda!”, deram algumas dicas valiosas para os pais ajudarem seus filhos a melhorarem a relação com os estudos. Confiram a seguir:

  1. Mantenha uma rotina equilibrada

Equilíbrio é o segredo do sucesso na relação com os estudos. Noites completas de sono, atividade física frequente, responsabilidade compartilhada dentro de casa e momentos de retomada dos conteúdos estudados são elementos importantes da rotina, que afetam diretamente na capacidade de aprender e assimilar novos conteúdos.

  1. Dividir com os filhos alguma tarefa doméstica

Ter responsabilidade dentro de casa é uma das maneiras mais eficazes de ajudar o filho a se dedicar aos estudos na proporção necessária para que a aprendizagem flua de forma tranquila.

  1. Conecte-se com seu filho

Ter momentos em família que envolvam conversa, leitura, diversão fora do mundo virtual. Indicamos também que os pais conheçam os ídolos de seus filhos, acompanhando os canais do Youtube que eles assistem, para que possam se aproximar e conhecer melhor aquilo que os atrai. A partir daí fica mais próxima a relação entre pais e filhos, o que pode afetar de modo positivo a relação com os estudos.

  1. Equilíbrio entre o uso da tecnologia e os estudos

A tecnologia traz muitos benefícios, como a possibilidade de simulações, videoaulas ou mesmo games que ajudam no aprendizado de várias formas. Outro benefício da tecnologia, que traz impacto positivo para a aprendizagem, é a possibilidade de manter um relacionamento social com a mesma faixa etária. Contudo, excesso de tempo conectado pode anular esses benefícios.

Mas é possível encontrar um equilíbrio. Uma rotina que garante o melhor aproveitamento do tempo online e da vida fora das telas é aquela em que os filhos têm noites completas de sono, atividade física frequente e uma responsabilidade compartilhada dentro de casa.

 

Quer saber mais sobre o assunto? Confira na edição 16, da Revista Mommys, a entrevista completa de Roberta e Taís Bento.

Foto: banco de imagem

1 comentário

  1. É preciso lembrar que nós pais somos um espelho para nossos filhos. O que fazemos influencia mais do que o que falamos. Lembro-me de estar catando feijão e, com o dedo mindinho, empurrava os feijões bons para uma vasilha. Meu filho de 3 anos pediu para ajudar e fez igualzinho a mim, sem eu ter falado nada!
    Assim, se queremos que nossos filhos estudem, precisamos dar o exemplo. Ler livros, pesquisar na internet, demonstrar com satisfação quando aprender algo novo na frente deles vai valer muito mais do que ficarmos apenas falando. “A palavra convence, mas o exemplo arrasta”.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário