Nossa, custei tanto a entrar no assunto da fotografia que mais amo, porque acredito que entender os bebês exige um aprendizado constante!
Quem trabalha com newborn sabe que não é ser somente um fotógrafo. Mas alguém com sensibilidade, afeto e cuidado para fazer um ensaio delicado e que combine com um bebezinho tão pequeno. É preciso carinho e paciência para lidar com a ansiedade das mamães, a resistência dos papais e a fisiologia do bebê (cólicas, choro de sono ou fome, xixi, entre outras coisinhas mais).   
As mães que sonham com essas fotos, muitas vezes comparam os preços, mas não costumam perguntar como cada serviço será feito. E por que os valores variam tanto? Porque depende de vários fatores que são diferentes para cada profissional, tais como:
  • Amor: o quanto doamos de atenção, carinho e cuidado para garantir que nenhum mal aconteça aquele bebê;
  • Investimento em cursos de especialização, ou seja, o quanto o fotógrafo investiu para aprender ou aperfeiçoar as técnicas;
  • Experiência para lidar com qualquer situação que possa ocorrer com o bebê;
  • Agilidade para criar um fluxo de trabalho eficiente;
  • Possuir um ambiente seguro, confortável e com os acessórios sempre limpos e higienizados;
  • Paciência e uma energia muito boa, para deixar a mamãe segura de que fez a melhor escolha.

Bastidores de um ensaio newborn

Por isso, para o primeiro ensaio do seu filho, busque sempre o profissional em que sentir a maior confiança em seu coração! Seu bebezinho será recém-nascido por muito pouco tempo, logo perderá as características e o jeitinho que costumava ficar no útero. E a importância de fotografar todas as suas expressões e detalhes mais fofos, é garantir que jamais esqueceremos desses primeiros momentos!
 Como sempre recebo várias perguntas, gostaria de dar algumas dicas para as mamães sonham em fazer esse ensaio:
  • O bebê em sono profundo permite que posicionemos as pernas e bracinhos de forma harmônica, mostrando os detalhes tão únicos desta fase. A mamãe pode ajudar com um banho relaxante e uma mamada bem satisfatória antes de sair de casa. Mesmo assim, tem aqueles que não permitem fazer o casulinho e outros que não gostam de ficar peladinhos (mesmo em um ambiente bem aquecido).

  • Agende antes do nascimento, para garantir o ensaio na melhor data. O período ideal para fotografar recém-nascidos é na primeira semana de vida, entre 6 e 12 dias, pois ainda não apareceram tantas cólicas.
  • Não é necessário esperar cair o umbigo. Eu acho lindo, mas tem os casulinhos e roupinhas para disfarçar.

  • Em se tratando de bebês prematuros, é recomendável atingir um peso acima de 2 kg, independente do tempo de vida. 
  • O ensaio newborn pode ser feito além do prazo ideal, em até 28 dias, em bebês no peso normal. No caso de prematuros, até 45 dias. Porém, o bebê pode não aceitar mais fazer determinadas posições.
  • Lembre sempre de colocar para arrotar após as mamadas ou permanecer com o bebê na posição vertical para evitar refluxos. 
  • No ensaio newborn, o objetivo é fazer uma fotografia de família que traduza a emoção do momento de forma linda e harmoniosa.
  • Para um ensaio bem clean, venha com roupas lisas, neutras, em tons suaves, sem estampas, listras, textos ou números. Use esmaltes claros e todas a unhas com a mesma cor.
  • A maquiagem da mamãe é muito importante para sua autoestima, tendo em vista que acabou de passar por um parto, porém, ela deve ser leve e opaca.

  • Para o papai, aconselho sempre  uma camisa social ou pólo em cores lisas, neutras, em tons suaves, sem estampas, listras, textos ou números. Gosto muito de sugerir o envolvimento do papai no planejamento do ensaio e pedir que traga algum objeto relativo ao seu hobbie. Caso queira alguma foto temática, geralmente os resultados são bem interessantes.

  • Os irmãozinhos são sempre bem-vindos e nesse momento é importante alguém para dar atenção. Eles também têm sentimentos e às vezes não sabem demonstrar o ciúmes. Não brigue ou ameace caso não queiram fotografar, no momento certo, eles vêm.
Bom, tem muito assunto no que se refere ao newborn. Esse foi apenas um resuminho para ajudar as mamães a entender um pouquinho dos bastidores desse ensaio que eu amo fazer!

Até a próxima!!!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário