Desta vez quero falar sobre progressiva com formol, como agem nos cabelos e suas consequências a longo prazo.

A maioria das mulheres recorre ao uso da progressiva com formol para deixar os cabelos lisos e comportados, buscando comodidade e facilidade para o dia a dia. Então, venho alertar sobre o uso do formol. Essa é a progressiva escolhida pela maior parte dos salões, que alegam mais potência no alisamento.

Primeiramente, vou explicar como a progressiva com formol age nos fios. No interior deles há uma estrutura que se chama ligações de enxofre (ligações dissuffidícas). São ligações de átomos e são elas que determinam a forma natural dos seus cabelos (se ele é fino, grosso, liso, ondulado ou crespo). E é nessa estrutura que a progressiva age e modifica a parte estrutural dos fios. Com o formol, uma vez modificadas, essas ligações não conseguem voltar para a sua forma natural e original, porque o formol as destrói progressivamente. E quanto mais aplicações, mais liso se torna, e mais sua estrutura é perdida. Mas o que mais me incomoda e preocupa são os grandes riscos à saúde.

Apesar de ser proibido pela ANVISA e ser crime hediondo, a grande maioria das progressivas, selagens e Botox Capilar contêm alta e exagerada quantidade de formol (há produtos em que 80% do seu conteúdo é formol). E pela falta de fiscalização no brasil, seu uso ainda é enorme e desenfreado e compromete a saúde do corpo e do cabelo.

Dentre os malefícios provocados pelo uso do formol, estão:

  • Descamação capilar;
  • Queda dos cabelos;
  • Intoxicação;
  • Ardência nos olhos;
  • Falta de ar, tosse e enxaqueca;
  • Quebra dos fios meio/pontas, ficando com o cabelo ralo, pontas espigadas, sem movimento e forma;
  • Enjoos e desmaios;
  • E em algumas pessoas até câncer em qualquer parte do corpo.

Como informei, com o uso frequente desse tipo de progressiva, a estrutura do cabelo vai sendo destruída internamente e vão acontecendo as terríveis quebras do meio até as pontas (vemos muito isso em muitos cabelos hoje em dia). O couro cabeludo vai sendo agredido e afinando os fios que estão nascendo, provocando quedas, podendo chegar a um ponto em que o bulbo capilar fique totalmente comprometido, correndo o risco de não nascer mais folículos capilares no local. Sabe aquela casquinha que muitas pessoas ficam por muitos dias após a progressiva? Ela é a alto defesa do couro cabeludo!

A progressiva com formol impede o movimento do cabelo, retira a água dos fios (hidratação) e é por esse motivo que, após a progressiva, muitas pessoas sentem as pontas bastante ressecadas ou espigadas. E isso acontece porque os fios perdem sua proteção natural. Por isso, com o uso contínuo e pela alteração extrema do DNA do cabelo, ele fica mais fraco, diminuindo o brilho e o volume com o tempo. A raiz é comprometida, e mesmo o cabelo que ainda nem nasceu é modificado, e nunca mais o cabelo é o mesmo após o uso do formol a médio e longo prazo.

Além disso, o formol é comprovadamente cancerígeno, conforme já mostrado pela Organização Mundial da Saúde (OMS). Por esse motivo, foi proibido o seu uso, sendo liberado apenas para conservação do produto em uma pequenina quantidade. Quando se faz a escova progressiva com formol, são liberados vapores altamente alergênicos com o uso do calor do secador e da prancha de titânio (que tem uma temperatura absurda, diferente da prancha convencional). E esses vapores acabam sendo inalados tanto pelo cliente, quanto pelo profissional (e até mesmo para outros funcionários e clientes que estiverem no mesmo ambiente), podendo vir a causar até câncer.

As pessoas acham que progressiva hidrata (hidratar é repor água) e esse é um grande mito. Ela faz justamente o contrário! A progressiva não é um tratamento. Ela não tem o poder de nutrir, hidratar ou recuperar os fios. Portanto, não se engane!

Mas eu sei que você e a maioria das mulheres não têm mais tempo pela vida corrida e atarefada, e optam por essa alternativa pela praticidade, para facilitar a vida. Mas agora você sabe que ela não é a melhor opção para a sua saúde e menos ainda para a saúde do seu cabelo.

Uma alternativa para você ficar com cabelos lisos é aderir à progressiva sem formol, à base de aminoácidos. Sua fórmula é livre de qualquer porcentagem de formol e de grande eficácia. Portanto, procure um profissional confiável, com responsabilidade e conhecimento. E sempre cheque se ele está realmente usando uma progressiva livre de formol (no mercado tem várias que dizem não conter e tem grande quantidade na composição. Se arder qualquer parte do corpo, irritar olhos e parte respiratória, exalar muita fumaça, fuja dessa progressiva).

Espero ter esclarecido um pouco o que a grande maioria não sabia e não entendia. Diga não ao formol! Preserve sua saúde, a do seu cabelo e a do seu cabelereiro de confiança.

Forte abraço em cada uma, com muito carinho e gratidão. Até a próxima!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário