Oi Mommys!

Dando continuidade à nossa série, hoje vou falar para vocês sobre o Circuito Cultural da Praça da Liberdade, que engloba os museus das Minas e do MetalMemorial Minas Gerais Vale, o Espaço do Conhecimento da UFMG, a Casa Fiat de Cultura e o Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB), todos com entrada GRATUITA.

O Museu das Minas e do Metal foi implantado em 2008. O prédio rosa inaugurado em 1897 para sediar a Secretaria do Interior, hoje abriga um acervo sobre mineração e metalurgia e documenta essas atividades econômicas de Minas Gerais, em uma perspectiva histórica e com o intuio de desvendar, de maneira lúdica e interativa, o papel do metal na vida do homem.

Essa foto registra o Chão de Estrelas. Uma espécie de Planetário às avessas, no qual lunetas apontam para o chão e ampliam os minerais que fazem parte do subsolo mineiro, permitindo ver, em detalhes, toda a sua beleza.

São 18 salas que guardam 44 atrações sobre a temática. Algumas dessas instalações são dedicadas às principais minas do Estado. Elas ganham personificação ao serem apresentadas por personalidades históricas, como Dom Pedro II e Imperatriz Teresa Cristina, o Barão de Eschewege e Xica da Silva.  Minha filha visitou todos os espaços. A ela interessa muito assistir aos vídeos, participar e interagir com os touch screen para conduzir as apresentações e testes.

Na foto, minha filha está à procura de uma pista para desvendar a História de Minas Gerais no Memorial Minas Gerais Vale. Esse Museu foi inaugurado em 2010 e está lotado no prédio tombado pelo IEPHA/MG, erguido em 1897 para sediar a Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais.

O Museu disponibiliza 31 salas com atividades e apresentações bem lúdicas e interativas sobre a história de Minas para adultos e crianças. Em suas salas, essa história é repassada por meio de cenários reais e virtuais, vídeos, áudios, esculturas, maquetes, mapas e demais exposições sobre a cultura e as tradições mineiras.

Esses recursos nos fazem viajar, de maneira bem emocionante, pelos trilhos da história mineira do século XVIII ao século XXI. Minha filha visitou todas as salas e interagiu com as apresentações virtuais. Adorou ver os vídeos sobre a nossa história! Ficou encantada com a bolsa e o kit desbravador (binóculo, lupa, lanterna), emprestado pelo próprio Museu, utilizando-o muito na sala Minas Rupestre das cavernas com pinturas rupestres.

O Espaço do Conhecimento da UFMG é mais um local interessante para passear com as crianças, por ser um espaço que conjuga cultura, ciência e arte.

Nele acontece a exposição de longa duração “Demasiado Humano” (3º ao 5º andar) e outras temporárias (2º andar). Todas essas exposições deixaram a minha filha encantada, pois são bem interativas, com recursos audiovisuais e muita tecnologia. A “Demasiado Humano”, por exemplo, apresenta a origem da vida e a evolução e a trajetória humana, e é exibida em três módulos (O Aleph, Origens e Vertentes).

No Terraço Astronômico há um teto retrátil que favorece o uso dos telescópios e de instrumentos para a observação do céu. O Planetário (única visitação paga) possui um conjunto de projetores de imagens especiais que permite a reprodução do céu como se fosse de qualquer local do planeta e em qualquer tempo. Os visitantes têm uma visão de 180º x 360º e, por isso, o ambiente se transforma em cinema imersivo, com sensação de profundidade e envolvimento.

Na Casa Fiat de Cultura ocorre rotineiramente diferentes exposições destinadas ao público de todas as idades. Atualmente, está acontecendo a exposição da fábula“Os Gigantes da Montanha”, realizada pelo Grupo Galpão e a Casa Fiat de Cultura. Essa obra do escritor italiano Luigi Pirandello se transformou em História em Quadrinhos a partir dos traços do artista plástico multimídia Carlos Avelino.

Como as diferentes exposições na Casa são itinerantes, vale a pena sempre ficar atento à programação para não perder nenhuma boa oportunidade de passeio com as crianças.

Seguindo essa mesma linha de exposição, vamos destacar a sensação do momento, a “DreamWorks Animation: A Exposição – Uma Jornada Do Esboço À Tela”, exibida no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB). Durante a nossa visita foi possível ver mais de 400 itens, como os desenhos raros e nunca vistos pelo público, modelos e obras de arte originais, entrevistas e displays interativos das animações mais queridas da DreamWorks.

Além de ver muitos personagens em forma de bonecos, uma das maiores atrações para nós foi o “Voo do Dragão” em tecnologia imersiva, visto em 180 graus da Ilha de Berk, do filme “Como Treinar o seu Dragão”.

O passeio foi uma experiência interativa e fantástica. A entrada é gratuita, mas é preciso retirar o ingresso com antecedência pela internet, através do site do CCBB e apresentá-lo impresso. Mas também é possível retirar os ingressos no local.

Sobre o prédio que abriga o CCBB em BH, ele foi edificado entre 1926 e 1930 pelo arquiteto Luiz Signorelli, para sediar a Secretaria do Interior do Estado de Minas Gerais. Mas, pouco tempo depois, sediou o Comando Geral das Forças Revolucionárias, durante a Revolução de 1930. Em 2013, após reformas, passou a sediar o CCBB Belo Horizonte. Rotineiramente há diferentes exposições e eventos culturais no espaço, para adultos e crianças. Vale ficar sempre atento para não perder nenhuma programação.

E não se engane! Museu, de fato, é um lugar para crianças!!!

Até a próxima!!!

@expedicoesemfamilia

Fotos: arquivo pessoal e banco de imagem.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário