Oi Mommys. Neste primeiro post vou contar um pouco da minha hitória, sobre como vim morar aqui em Joanesburgo, na África do Sul, e também algumas curiosidades da cidade. Espero que gostem!!!

Eu tinha 17 anos e nos mudamos, meus pais e eu, de mala e cuia, para Joanesburgo. Não era um local desconhecido, pois havíamos morado aqui dez anos antes, quando eu tinha apenas 7 anos. Nessa época, moramos por um ano e meio até voltarmos para o Brasil. Mas construímos amizades e, quando meu pai perdeu o emprego, foi o plano B da situação, pois ficar no Brasil se tornou inviável.

Chegamos pela segunda vez na África do Sul no dia 1de Dezembro de 2000. Em 2006 conheci meu marido, quando fazia mestrado em Enfermaria de Cuidados Intensivos, na Universidade de Witwatersrand, em Joanesburgo. Nesta época, meu plano e dos meus pais era voltar para o Brasil assim que eu concluísse meu mestrado. Mas mais uma vez os planos se modificaram e acabamos ficando por aqui.

Casei em 2009 e em 2012, engravidei da minha filha, Larissa. Porém, em agosto de 2013, com 38 semanas e 5 dias de gestação, o coraçãozinho dela parou de bater. Minha vida virou de cabeça para baixo. Sofremos muito, marido, eu e nossas famílias. Alguns meses depois, engravidei novamente e em junho de 2014, eu perdi a segunda gravidez, com 8 semanas de gestação. E, depois de vários exames, fui diagnosticada com uma doença autoimune que interfere em minha coagulação. Com o milagre da injeção de Clexane, consegui manter a terceira gravidez e o Lucca nasceu em maio de 2016.

Em Julho de 2017, após uma viagem de férias ao Brasil, descobri que estava grávida novamente. Surpresa total! E dessa vez o baby sobreviveu na barriga por 13 semanas sem a injeção milagrosa. E em Janeiro de 2018, nasceu o Luan.

Me tornei enfermeira, esposa, mãe de uma anjinha e mãe de dois meninos lindos aqui na África do Sul. Tenho muito a agradecer a esse país lindo.

   

  • Algumas curiosidades de Joanesburgo:

A vida aqui é bem diferente da vida no Brasil. As lojas em Shoppings Centers e “squares” fecham às 17h ou, no máximo, às 18h. Não existe loja, supermercado ou farmácia 24h.

As ruas estão desertas a partir das 20h. O sul-africano janta entre 17 e 18h e às 21h já está sonhando com os anjos. Claro que rola boate e balada, mas tem que saber aonde ir para encontrá-las. Não é em qualquer esquina que tem um barzinho igual em BH.

Outra característica famosa daqui são as highways, que te levam de um subúrbio a outro dentro de Joanesburgo mesmo. A qualidade dessas highways é ótima e você chega aos lugares rapidinho, apesar da distância, devido ao fato de poder dirigir até 120km/h.

Por conta do apartheid, que segregou negros e brancos por quase 50 anos, as leis trabalhistas hoje em dia são bem mais leves e “pró-trabalhador”. Eu vejo muitas Mommys falando sobre as desvantagem de ser mãe em entrevistas de empregos e a dificuldade em poder sair do trabalho para levar filhos ao médico ou até em reuniões de escola. Por aqui é muito tranquilo.

Outro ponto positivo é a amamentação. Na cultura negra, a mulher deve amamentar. Se ela não o fizer, há muitos questionamentos e muita estigmatização, principalmente devido ao HIV. Por conta disso, amamentar em público é natural.

Com relação ao transporte público, o mesmo só começou a ficar viável e  “legalizado ” depois da Copa do Mundo de 2010. Mas ainda nao é de qualidade e de fácil acesso como no Brasil.

Mas também existem as desvantagens. O racismo ainda é grande. Entre negros e brancos e entre os próprios negros. A criminalidade aqui é altíssima e um dos crimes mais comuns é o estupro. A sociedade é super patriarcal e a desigualdade entre homens e mulheres é visível.

Moro aqui há quase 19 anos. Aprendi a amar esse país como se fosse o meu. Já visitei lugares lindos e, graças a Deus, tenho uma rede de apoio incrível. Começando por meus pais, que também moram aqui (e cuidam dos meus dois meninos enquanto trabalho), e amigos maravilhosos.

Não tenho o MNO (Mommys Night Out), mas de vez em quando rola a versão light do MNO com minhas amigas (rs). Mas confesso que quero muito participar de um MNO oficial aí em BH!!! Quem sabe um dia…

Um grande abraço e até a próxima!

Fotos: arquivo pessoal e Gallo Images

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário