1)  Como tratar as microvarizes e as varizes?

Resposta: O tratamento mais moderno e eficiente atualmente para oclusão das varizes é a escleroterapia que consiste em injetar, através de uma técnica específica, um medicamento no interior da veia varicosa.

A substância produzirá uma fibrose no interior desta veia, eliminando-a. A eficácia do tratamento depende da técnica, experiência do especialista e da solução esclerosante usada.

O tratamento está indicado nos variados graus de varizes, independente de que parte dos membros inferiores elas se localizam.

A solução esclerosante não contém glicose, assim, os pacientes diabéticos podem realizar o tratamento sem riscos.

O tratamento tem a facilidade de ser realizado no próprio consultório, sem necessidade de anestesia, cirurgia ou internação. Não exige repouso podendo-se retomar as atividades cotidianas logo em seguida da aplicação.

2) O que são varizes?

Resposta: Varizes são dilatações das veias e ocorrem fundamentalmente nos membros inferiores, ou seja, pernas e coxas. Embora o termo “varizes” possa ser utilizado para designar dilatações venosas em veias de outras partes do corpo, o senso comum geralmente faz lembrar das veias comprometidas nas pernas.

As varizes compreendem um amplo espectro de veias, desde os “vasinhos” (tecnicamente chamados de telangectasias), frequentes nas mulheres e motivo de descontentamento estético, até grandes veias saltadas, com diâmetros que podem chegar a um centímetro e meio, ou mais, que podem estar associadas a feridas (as chamadas úlceras varicosas).

3) Quais são as causas das varizes? 

Resposta:As varizes estão fundamentalmente relacionadas a dois fatores principais: genética e envelhecimento.

O código genético, ou se preferirem hereditariedade, é o que determina as características de cada indivíduo, como cor dos olhos, tipo de cabelo, etc., e não poderia ser diferente com relação à formação da estrutura das veias. Assim, está diretamente ligado ao aparecimento das varizes.

Com relação ao envelhecimento, da mesma forma que outras partes do nosso organismo vão sofrendo enfraquecimento e desgaste natural, as veias também sofrem, e a flacidez destas veias pode levar à sua dilatação e formação das varizes.

As varizes decorrentes de hereditariedade e envelhecimento são chamadasvarizes essenciais ou primárias.

Não existe regra para idade de aparecimento ou quantidade de varizes em determinada pessoa. Embora surjam caracteristicamente em indivíduos com antecedentes familiares, principalmente pai ou mãe, podem aparecer também em pessoas sem familiares próximos com o problema. Isso ocorre porque a atuação de determinados gens pode ser maior ou menor em determinados indivíduos. Quanto à idade, é mais comum começar após os 25-30 anos, mas também não é raridade sua presença até mesmo na adolescência.

Fatores ambientais também influenciam o aparecimento das varizes embora em menor intensidade que a genética e envelhecimento. Assim, vida sedentária, gravidez, anticoncepcionais, obesidade, atividades profissionais que exigem permanecer em pé por longos períodos de tempo, também contribuem para aumentar as varizes.

4)  Uso de anticoncepcionais e reposição hormonal podem causar varizes?

Resposta: Alguns contraceptivos e algumas formas de reposição hormonal podem provocar o relaxamento das veias e contribuir para a formação das varizes, assim como a gravidez. Portanto, sim, algumas pílulas e algumas formas de reposição hormonal estão relacionadas ao aparecimento de varizes. Entretanto, as mulheres com medo de desenvolverem, ou agravarem as varizes já existentes, não devem simplesmente abandonar o anticoncepcional ou reposição hormonal sem orientação médica, pois todos os casos devem ser individualizados e muitas vezes esses tratamentos são importantes para a saúde da mulher.

A decisão em continuar ou interromper tais medicamentos deve ser baseada na relação de risco e benefício e tomada em conjunto com seu médico. Além disso, a pílula anticoncepcional e a reposição hormonal contribuem, mas não são os principais fatores para o desenvolvimento das varizes. Mais importante que a pílula é a genética e a fragilidade das veias que ocorrem com a idade.

5) Uso de salto alto, subir escadas e calças apertadas podem provocar varizes?

Resposta: Não existe comprovação científica de que salto alto ou roupas justas provoquem varizes ou vasos nas pernas. Entretanto, o uso de saltos muito altos não devem ser encorajados, principalmente os saltos finos, pois eles alteram bastante a distribuição do peso do corpo sobre os pés e pernas, além de gerarem instabilidade o que pode causar dores nas pernas que muitas vezes são confundidas com varizes. O ideal é que sejam usados calçados não muito altos e de preferência inteiriços.

Quanto subir escadas, ao contrário do que se pensa, pode ajudar na circulação venosa. Portanto, não provocam varizes.

Portanto, nenhuma das condições pode provocar o aparecimento de varizes.

 

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário