Por Thaís Alencar

Quem cuida das próprias roupas e/ou das roupas da família sabe que uma das tarefas mais ingratas é passar as roupas. A passação, além de demandante, é bastante onerosa. Com ela, gastamos mais na conta de luz e perdemos um tempo de ouro. Por aqui, eu não passo nossas roupas – a não ser pouquíssimas peças como tecidos mais finos e camisas sociais.

Minha avó lavava e passava trouxas pra fora. Foi com ela (e com minha mãe, que assimilou tudo!) que aprendi a cuidar das roupas. O segredo está em cuidar com carinho das peças durante a lavagem e no estender. No caso dela, o objetivo era ficar menos tempo com ferro em cada peça. Mas observando essas ações simples e fáceis de adotar, vocês vão ver que pra maioria dos tecidos, só isso é suficiente!

– A primeira dica é antes de lavar, logo que tiramos a roupa do corpo. Muitas vezes as roupas não estão amassadas nesse momento. Por isso, pra evitar trabalho extra depois, é importante não embolar tudo o que colocamos no cesto de roupa suja. Tirou do corpo, dobra/acomoda com cuidado.

– O processo de lavagem também pede uma atenção especial para não embolar as roupas quando as colocamos dentro da máquina de lavar. Distribuir uniformemente dentro do cesto também é bacana, até para o peso ficar equilibrado.

– Além do sabão (em pó ou líquido), uso sempre vinagre de álcool. Ele é um amaciante natural, não deixa nenhum cheiro (alérgicos agradecem!), não polui a água e ajuda a deixar as fibras dos tecidos bem macias. A quantidade é a mesma que usaríamos de amaciante.

– Pra que a roupa seque bem lisinha, é essencial que ela seja estendida imediatamente após o fim do ciclo. Roupas paradas na máquina desligada após a centrifugação é trabalho na certa pra desamassar, mesmo pra quem ama ferro.

– Assim que você pegar a peça molhada, é hora de esticar o tecido para acomodar as fibras nas tramas. Primeiro, segure pelo colarinho ou cós e pode sacudir muito, com firmeza. Depois, segure as duas extremidades de cada manga e dê alguns puxões contrários, movimento para fora. Segure a camisa pelas laterais logo abaixo da junta da manga e puxe para fora também. Pode ir descendo pelo comprimento dessa costura e ir puxando até chegar ao final. Siga o mesmo procedimento com pernas de shorts e calças.

– Chegou a hora de pendurar e é preciso fazê-lo com critério. Podemos usar a gravidade a nosso favor. Sim, o peso das peças ajuda a desamassá-las! Camisas secam melhor em cabides (de plástico, pra não enferrujar) com os botões fechados. Se forem de malha, podem também ficar no varal penduradas pelo meio, sem pregadores. Eu gosto de colocar as calças com pregadores no cós ou penduradas livres dobradas com o gancho para um lado e as pernas para o outro, mas, se forem de tecido mais grosso, pendurar pelas barras das pernas funciona bem.

– Quando recolher, nada de empilhar. Acondicionar as roupas de qualquer jeito pode amarrotá-las também.

Essas são as dicas que uso para uma rotina em casa mais feliz! Parece trabalhoso, mas não é: questão de hábito! Cortar a passação é vida!!! Menos um trabalho, menos gastos com a conta de luz e mais qualidade de vida pra você e para o planeta, pois economizar energia é ecologicamente correto!

Por isso, desapegue! Perfeccionismo não combina com um estilo de vida mais leve. Nem todas as peças de roupa precisam ser passadas – e muitas se amassam assim que as vestimos. Garanto que não faz mal usar roupas sem passar e, seguindo esses critérios, vocês não irão fazer feio também não!

Foto: ISTOCK

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário