Às vezes ficamos nervosos, impacientes, agitados e perdemos o controle de nós. Às vezes são nossos filhos que se encontram assim, nos levando junto deles a este mesmo lugar de desconforto.

Neste momento, nos falta algum mecanismo que nos leve de encontro à nossa autorregulação. E como não fomos educados emocionalmente, nos falta, na maioria destes momentos, saber como alcançar este lugar da calmaria. Nos falta algo que nos traga ao centro novamente. E para este momento, o “Pote da Calma” é um excelente aliado.

Que tal construir agora mesmo um Pote da Calma com o seu filho? Chame-o agora para encontrar os materiais.

Vá para a cozinha e já brinque de encontrar um copo daqueles de plástico ou acrílico, dos muitos que já ganhou em festas e nem tem tanta utilidade mais. Quebre algum isopor em pedaços pequenos e jogue dentro do copo. Vale resto de algum brinquedo de pano ou almofada já descosturada. Ache um pedaço de tule para tampar a boca do copo e o faça com aquela gominha de amarrar cabelo que nem usa mais. Pronto! Está feito um pote da calma!

Outra forma de fazer um pote da calma é utilizar uma garrafa transparente cheia de água, glitter e pedacinhos de miçangas diversas. Faça sempre em conjunto com o seu filho, alimentando o vínculo entre vocês e estimulando a cooperação.

Depois de feito, estimule o uso! Converse sobre o pote, mostrando como olhá-lo com atenção acalma, como girá-lo lentamente é interessante. No caso do copo, como soprá-lo pode ser divertido! Aproveite para ser exemplo do uso e manejo em momentos de descontrole.

– “Mas então meus problemas estão resolvidos”?
– “Vai funcionar sempre”?
– “Será que meu filho vai jogar longe”?

Muitas pessoas procuram por uma ferramenta milagrosa para solucionar desafios de comportamento. Se sua expectativa é essa, lhe adianto, irá se frustrar.

Essa é uma ferramenta de autorregulação emocional e auxilia na construção de um “caminho”, de um “espaço interno” para aprendermos a nos acalmar em situações de conflito. Feito metáfora!

Ensinar essa habilidade aos nossos filhos enquanto crianças é um presente de ouro. Um presente para a vida. Comece ontem!

Não irá funcionar sempre, afinal, funciona para você se acalmar bebendo um copo de água bem gelado sempre?! Respirando bem lenta e profundamente sempre? Não! Mas é mais uma alternativa, correto?

E para qual idade serve isso? Eu lhe pergunto, já experimentou com você? Use do bebê ao vovô, sem moderação, e me conte! Vou amar saber!

Crédito da foto: Banco de imagem

1 comentário

  1. Sou educadora e tem 4 anos que aposentei. Amo educação! Hoje colaboro com minha filha, ajudando 2 vezes por semana, olhando os meus netos. A criança de hoje é, graças a Deus, diferente das que nasceram há anos atrás. Estou adorando participar desta mentoria.
    Ótimas falas, vídeos… Parabéns, Dani e muito obrigada pela oportunidade. Fátima Aquino

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário