“Quem não se comunica se trumbica” já diria José Abelardo Barbosa de Medeiros – mais conhecido como Chacrinha – um dos maiores comunicadores da história de televisão brasileira. Embora esse bordão tenha se tornado famoso lá pela década de 1950, há quase 70 anos, ele continua atual e, muitos empresários ainda teimam em não levá-lo a sério.

No mundo dos negócios, a comunicação é uma área que não pode ser negligenciada, porque ela conversa diretamente com os seus clientes, o seu público-alvo. No entanto, essa comunicação foi se transformando ao longo do tempo. Hoje é preciso muito mais que falar com o cliente. Você precisa saber falar, saber ouvi-lo e identificar o momento certo para aplicar cada ferramenta da comunicação disponível.

Durante os últimos séculos e, principalmente, as últimas décadas, a comunicação assumiu papel importante na história da humanidade. No entanto, hoje, ela se modifica e se atualiza a uma velocidade muito grande, e as pessoas precisam acelerar o passo para acompanhá-la. Junto às novas tecnologias digitais, a comunicação deu um salto exponencial. O empresário que entendeu esse processo está, hoje, nadando bem na frente de seus concorrentes e colhendo os frutos de seus esforços e dedicação.

Bom, quando eu disse a célebre frase do comunicador Chacrinha, eu quis dizer que a fórmula do sucesso do empresário é a comunicação. Nós precisamos nos comunicar com o nosso cliente, apresentar novidades, entregar conteúdo rico e dar feedback. No entanto, o caminho desta comunicação está, nos dias de hoje, bem diferente dos últimos cinco, dez anos, posso garantir.

Existe, atualmente, o Inbound Marketing, que tem avançado e trazido retorno financeiro para os empresários que aplicaram essa técnica. Na verdade, e como tudo, isso já existe há muito tempo no resto do mundo. E, no Brasil algumas áreas já tradicionais da comunicação, como assessoria de imprensa, SEO, gestão de conteúdo digital, etc, são consideradas, também, ferramentas de Inbound. Só que o brasileiro ainda sabe pouco sobre isso. Sabe pouco sobre utilizar todas essas ferramentas em conjunto. Aquele que faz e que aplica essa técnica, que revê conceitos e que utiliza ferramentas de retorno financeiro sob as estratégias de comunicação aplicadas, já saiu na frente e vê o restante pelo retrovisor.

Imbound Marketing é sim o caminho para a comunicação assertiva das empresas, com todas as suas estratégias e levando o seu conteúdo rico a seu mais potencial cliente. Conteúdo e relacionamento são os dois pilares desta área e devem ser levados a sério, como norteadores de um planejamento de comunicação adequado.

Sendo assim, a dica principal é não negligenciar as plataformas digitais que hoje conduzem a comunicação de forma mais assertiva. Blog com conteúdo relevante, newsletter para aqueles que querem receber informações sobre você e seu mercado e redes sociais com o conteúdo adequado a seu cliente (chega de bombardear o público apenas com informações institucionais).

O público quer aprender. Você deve entregar a ele o que ele quer. Isso pode ser o primeiro passo para você atrair e fidelizar os seus clientes. E, não se esqueça: periodicidade é muito importante.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário