É com imenso amor, prazer e felicidade que inicio minha estrada no blog. Vamos nos comunicar sobre algo muito importante para todas nós, mulheres e mães: os cabelos!

Estarei sempre à disposição para dúvidas e perguntas. Tenho muito o que falar. Esse mundo que eu amo é muito abrangente e há muitos temas a serem abordados. Será fascinante!

No entanto, não adianta falar de tratamentos, progressiva, mechas e cortes, sem antes você ter conhecimento do que é o cabelo e da relevância de cada fio. Por esse motivo, começo explicando o que é o cabelo, para entendermos melhor a importância de cuidar bem dos fios.

O cabelo vai muito além do que vemos no espelho e do que podemos sentir nas mãos. Ele é literalmente uma composição química: carbono, hidrogênio, oxigênio, enxofre e nitrogênio. A junção desses componentes formam a queratina, essa que é 85% da composição dos fios.

O fio de cabelo se divide em três partes: cutícula, córtex e medula.

   

  • CUTÍCULA: é a camada externa do fio, é o que vemos no espelho e tocamos. Ela é, basicamente, formada por escamas. A grosso modo, costumo falar que a cutícula é o telhado do cabelo, pois as escamas ficam sobrepostas umas sobre as outras.

As cutículas sofrem muito com processos químicos, tais como: coloração; descoloração; progressivas e alisamentos em geral; com uso excessivo de secadores, babyliss e chapinha. Além dos danos naturais: sol; poluição; uso de piscinas (cloro) e a prática de lavar os fios em banhos quentes.

São nessas camadas que observamos os danos dos fios e também quando estão saudáveis.

  • CÓRTEX: é a segunda camada e é a principal! É nela que encontramos massa e queratina e também a melanina (cor do cabelo). Essa é a camada mais importante do cabelo, onde fixam os tratamentos variados.

A queratina dá resistência e elasticidade aos fios. Já a melanina é onde ficam os pigmentos da cor natural e da cor fantasia (coloração ou tonalizante). É nela que encontramos as ligações de enxofre (falarei delas em breve em um post sobre progressivas).

  • MEDULA: é a camada central do fio. Na verdade, pouco se sabe sobre essa camada, alguns estudos apontam que ela está relacionada ao início do crescimento do cabelo, funcionando como um direcionador do novo fio em direção ao poro da pele.

Para manter toda essa estrutura saudável (cutícula, cortex e medula), ter um cabelo bonito e brilhante e preparado para receber processos químicos como mechas, luzes e progressivas, é necessário manter uso frequente de tratamentos.

    Fio de cabelo visto no microscópio

No próximo post vou esclarecer o que é cada tratamento, qual a função de cada um e dar indicações para cada tipo de cabelo. NÃO PERCAM!!! Será muito esclarecedor.

Nos envie suas dúvidas e o tema que gostaria de ver por aqui. Até breve!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário