“Resolvi fazer esse texto, abrindo meu coração pela primeira vez, para que com ele eu consiga ajudar outras mães que possam estar vivenciando o mesmo que eu!
Fiquei muito preocupada em ver algumas postagens no grupo,  onde mães pedem ajuda porque seus filhos de 2 anos ainda não falam ou até mesmo porque falavam e de uma hora para outra isso começou a se perder.. o angustiante é ver diversas mães comentando que isso é normal, que cada criança tem seu tempo e que o ideal seria esperar!

 Esperar?? ??? Sério? Pagar pra ver onde isso vai dar? Graças a Deus não foi o que eu fiz.
É complicado opinar em situações que não temos vivência, por isso tenho tanto medo do “achismo”. A pessoa acha que é normal, comenta, a outra segue e por aí vai.. o maior prejudicado é a criança!
Eu tenho um filho autista, hoje com 2a5m, que se desenvolveu normalmente até 1 ano e meio e foi aí onde tudo começou, a fala foi diminuindo até se perder.
O diagnóstico do meu filho? Autismo Regressivo.
Hoje meu filho faz acompanhamento e está se desenvolvendo muito bem, o maior motivo disso é porque eu não esperei. Prefiro pecar pelo excesso do que pela negação!
Não quero dizer que toda criança que não fala ou tem algum retrocesso de fala seja autista, não mesmo, mas uma criança que aos 2 anos não fala nada é normal? Que falava e sem um motivo aparente isso se perdeu, é normal? Pra mim não é!
Cada criança tem sim seu tempo mas tudo dentro de um limite aceitável, senão pra que serve o padrão de desenvolvimento?
 Se hoje eu pudesse dar um conselho seria, não espere! Eu ouvi de um neuropediatra que deveria esperar e mesmo assim não esperei, hoje agradeço a Deus pela luz que ele me deu me guiando no caminho certo!”
Lorena Toledo

1 comentário

  1. Ótimo depoimento Lorena nos alerta. Poderia me dizer por onde começou? Que profissionais procurou? Agradeço muito. Bjos p vc e seu pequeno.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário