Antes de começar a falar sobre como armazenar os medicamentos, vou deixar claro que não devemos nos automedicar. Portanto, qualquer situação em que você precise utilizar algum medicamento em casa, lembre-se sempre de consultar seu médico e seu farmacêutico para lhe dar as corretas orientações.
É muito comum nós, brasileiros, e principalmente nós, como mães, querermos sempre ter em casa uma espécie de “farmacinha” para momentos de algum incômodo ou emergência. Mas você sabe qual a melhor forma de armazenar os medicamentos?
Hoje vou dar algumas dicas simples e práticas para ajudar na hora de guardar esses medicamentos.
⇒ A maioria dos medicamentos são sensíveis à luz. Ou seja, se ficarem expostos à luz solar, poderão sofrer alteração em sua composição. Por essa razão, você deve conservá-los, preferencialmente, na embalagem original e protegidos da luz.
⇒ Outro fator importante é manter os medicamentos em suas embalagens originais e ter sempre ao alcance dos seus olhos a validade dos mesmos.
⇒ Não é recomendado tomar um remédio após seu vencimento. Esse é um péssimo hábito que precisa ser mudado. É claro que existe uma pequena tolerância na validade, mas o fabricante só garante a eficácia do medicamento até aquela data estipulada na caixa do produto. Não cabe a nós “tentar a sorte” e achar que o remédio irá ou não fazer efeito, pois isso não é seguro e você pode colocar em risco a saúde daqueles que você ama.
Portanto, fique sempre atenta e, antes de consumir qualquer medicamento, leia na embalagem a data de validade e garanta que o mesmo está seguro para ser consumido.
⇒ A umidade é um dos maiores vilões para garantir uma boa conservação dos medicamentos. É de extrema importância que o armazenamento seja feito sempre em local seco. Cozinha e banheiro, embora muito usados para isso, são as piores opções para guardar nossos remédios, pois são os locais com maior umidade.
O ideal, se possível, é armazenar em prateleiras ou armários de forma que os medicamentos não encostem nas paredes e nem no chão. Quanto mais seco, melhor.
⇒ Outro grande problema da conservação em casa é o calor. A maioria dos remédios devem ser conservados em temperatura ambiente, entre 15 e 30 graus (essa informação vem sempre na embalagem), mas o ideal é que fique conservado abaixo dos 25 graus. Então, ao armazenar seu medicamento, observe se a prateleira ou armário não estão expostos ao sol ou próximo de aparelhos eletrônicos que poderão aquecer o local, pois isso poderá prejudicar a eficácia dos produtos.
⇒ O cuidado com a limpeza também é imprescindível. Às vezes, os medicamentos ficam guardados por muito tempo e podem juntar poeira, partículas de sujeira e/ou mofo. É importante que o local onde eles serão armazenados esteja sempre limpo. E cuidado! Não deixe os remédios em contato com substâncias de limpeza, porque isso pode ser perigoso e contaminar o medicamento. Além disso, é preciso ficar atento com os insetos e/ou pragas que podem contaminar o local em que esses remédios estão.
⇒ O medicamento venceu e chegou a hora de jogar fora. Não pense na pia, ralo ou lixo comum. É extremamente importante levá-los em um local adequado para seu descarte. Portanto, vá até a farmácia, drogaria ou hospital mais próximo e procure o farmacêutico para que ele possa dar o destino mais correto ao medicamento em questão.
Seguindo essas dicas, você cuida da sua saúde, da saúde dos que moram com você e também do meio ambiente!