O período das férias é um momento da criança aproveitar para se divertir, passear, viajar, não ter hora para dormir, fazer tudo que elas mais gostam com amigos e família! Porém, a alimentação equilibrada não deve tirar férias.
É muito importante que os pais estejam atentos para que a criança não “pule” refeições e, na maioria das vezes, mantenha os horários regulares. Dessa forma, evita que ela chegue ao horário da próxima refeição com muita fome e acabe comendo mais do que precisa, aumentando a chance de ganho de peso, que pode vir a prejudicar sua saúde.
Deve-se ter atenção também para as crianças não exagerarem nas guloseimas e fast foods. Uma boa alternativa é levá-las para a cozinha. Cozinhar com elas pode ser divertido e uma ótima oportunidade de cultivar os hábitos mais saudáveis. Preparando seu próprio alimento, a criança se sente ainda mais motivada a comer.
Então, para ajudar a manter a alimentação saudável nesse período de férias escolares, aí vão algumas dicas:
- Café da manhã: primeira refeição do dia. Deve ser bem reforçada, assim mantém uma oferta adequada de nutrientes pela manhã, principalmente se tiver um atraso no horário do almoço. Oferecer frutas geladinhas picadas, um carboidrato (como um pão integral, tapioca, panqueca de banana, por exemplo), iogurte, cereal, são algumas boas opções.
- Hidratação: com os dias mais secos é importante não descuidar, principalmente, da ingestão de água. Pode-se oferecer sucos (para maiores de 1 ano) e água de coco em quantidade moderada. Aromatizar a água pode deixar ela ainda mais atraente!
- Lanches saudáveis para levar em um passeio: tomatinhos cereja; mini cenouras; ovinhos de codorna; milho cozido; cubos de queijo; frutas como maçã, banana, ameixa, pêssego, uva, pois são mais difíceis de estragar em pequenos percursos. Na rua prefira picolés de frutas e sorbets bem refrescantes!
- Em casa: frutas como melancia e manga são uma boa pedida. Uma dica é congelar pedaços de frutas como banana, manga, abacaxi, morango e bater no processador. Assim você terá um delicioso sorvete 100% de fruta.
- Boas alternativas aos salgadinhos, chips e biscoitos recheados: mix de castanhas e frutas secas; bolo caseiro; biscoito de arroz com geléia de frutas; cookies caseiros. Assim, evitamos o consumo de alimentos ultraprocessados, com alto teor de açúcar, sal, aditivos e baixo valor nutricional.
Agora, algumas receitinhas saudáveis para fazer com as crias:
GELATINA DE FRUTAS SAUDÁVEL
1 sachê de gelatina incolor sem sabor
10 morangos orgânicos
2 copos de água filtrada
Adoçar a gosto (opcional)
Lave e bata os morangos no liquidificador com um copo de água. Dissolva a gelatina em um copo de água fervente. Mexa e acrescente o suco dos morangos. Adoce a gosto. Distribua em tacinhas e leve à geladeira para endurecer.
Sugestão: o suco de morango pode ser substituído pelo de beterraba, cenoura, uva, manga ou outro da sua preferência. Pode acrescentar frutas picadas como maçã, por exemplo, e ainda pode ser batido com iogurte natural e teremos uma mousse.
Obs: Não adoce para crianças abaixo de 2 anos. Para veganos, substituir a gelatina por agar agar.
PANQUECA DE BANANA
1 banana amassada
1 ovo
2 colheres (sopa) de farelo de aveia
1 colher (sobremesa) de chia
Misture todos ingredientes e despeje em uma frigideira untada com um pouco de manteiga. Doure dos dois lados. Sirva quente com canela polvilhada. Caso necessite, polvilhe uma colher (chá) de açúcar mascavo.
Dica: corte com cortadores em formatos variados para deixar a panqueca lúdica.
MILKSHAKE DE CHOCOLATE
2 bananas pequenas bem maduras
1 xícara (chá) de leite integral gelado
3 colheres (chá) de cacau em pó
Descasque e corte as bananas em rodelas. Coloque em um saco transparente e leve ao freezer para congelar. No liquidificador, coloque o leite gelado, as bananas congeladas e o cacau em pó. Bata até ficar cremoso. Sirva a seguir.
PANQUECAS COLORIDAS
½ xícara (chá) de farinha de trigo integral
½ xícara (chá) de farinha de arroz ou farinha de trigo branca
1 xícara (chá) de leite desnatado
1 ovo
1 pitada de sal e tempero natural a gosto
Obs: pode substituir as farinhas por 1 xícara (chá) de farinha de quinoa ou de aveia ou de grão-de-bico.
Bata todos os ingredientes da massa no liquidificador até ficar homogêneo. Aqueça uma frigideira pequena, unte com azeite e espalhe. Despeje um pouco da massa e espalhe uniformemente na frigideira. Espere um pouco e vire a massa, deixe um pouco e retire da frigideira. Utilize o recheio de sua preferência e sirva com molho de tomates.
Para colorir a massa utilize: cenoura, beterraba ou algumas folhas de espinafre e bata junto com a massa.
Aproveite as dicas e curta bastante as férias com as crianças!
Até a próxima!!!
@amora.nutricao
Imagem: iStock
Amei as dicas e as receitas! Já orientei todas!