O aleitamento materno é recomendado de forma exclusiva até os 6 meses de vida e de forma complementar até os dois anos ou mais. Essa recomendação da Sociedade Brasileira de Pediatria é baseada nas diretrizes da Organização Mundial de Saúde. Inúmeros estudos mostram os benefícios do leite materno, tanto pelo seu valor nutricional, por seu potencial imunológico e também pela sensação de bem estar do bebê que está mamando.

Porém, quando por algum motivo a mãe não puder amamentar, como por exemplo quando ela precisa ausentar-se para uma consulta médica, para uma visita ao salão de beleza ou até mesmo após o retorno ao trabalho, a extração ou coleta de leite materno, que popularmente é chamada de ordenha, é uma excelente estratégia para manter o aleitamento.

É importante salientar que amamentar é sempre a primeira opção e que “a ordenha” deve ser realizada somente depois que o bebê mamar e estiver satisfeito. Algumas mães que têm uma ótima produção de leite, que conseguem suprir o seu bebê, estocar para as eventualidades e, ainda, extrair mais leite, podem doar para os bancos de leite materno e ajudar inúmeros bebês que precisam.

PREPARO PARA RETIRADA DO LEITE

  • Frasco para coleta:

Para extrair o leite a mamãe deve providenciar um frasco para coleta e estocagem. Este frasco deve ser de vidro com tampa de plástico (como por exemplo frascos de café solúvel e maionese) ou frasco de plástico com tampa também de plástico, desde que seja livre de BPA (Bisfenol A), substância que pode ser nociva ao bebê. Existem no mercado frascos e saquinhos próprios para essa finalidade.

O frasco deve estar limpo e esterilizado. Para isso, pode ser utilizado o esterilizador de micro-ondas ou usar uma panela com água fervida, embora seja mais trabalhoso (neste caso, é necessário que a água cubra todo o frasco e a tampa por dentro e por fora e fique sob fervura pelo menos 15 minutos, após a água entrar em ebulição). Deixar secar naturalmente sobre uma superfície limpa.

Atenção! Não pode encostar as mãos na parte interna do frasco ou da tampa.

HIGIENE PESSOAL PARA A COLETA

Muito importante usar touca e máscara descartáveis ou um lenço cobrindo os cabelos e uma fralda para cobrir o nariz e a boca. Evitar também conversar durante a coleta.

Lavar as mãos com água e sabão e aplicar o álcool em gel esfregando as mãos até o álcool secar. Nas mamas lavar a região dos mamilos apenas com água limpa.

LOCAL DE COLETA

Escolha um lugar calmo, limpo e confortável. Forre uma mesa com um pano limpo e coloque o frasco aberto com a tampa virada para cima.

É importante ressaltar que no local precisa ter um freezer ou congelador para estocar o leite.

COMO FAZER A COLETA DO LEITE

Procure uma posição confortável, com os ombros bem relaxados. Massageie as mamas com as pontas dos dedos em movimentos circulares da aréola para fora. Coloque o polegar acima da aréola (parte escura da mama) e os dedos indicador e médio abaixo dela. Firme bem os dedos e empurre para trás, em direção ao corpo e ao mesmo tempo aperte o polegar contra os outros dedos para a saída do leite.

Despreze os primeiros jatinhos ou gotas. Colha o leite dentro do frasco e vá mudando a posição dos dedos para esvaziar completamente a mama.

Terminando a coleta, feche o frasco.

Obs.: a extração manual de leite é mais simplificada, pois você não precisa de nenhum acessório para realizá-la, mas caso prefira a bombinha elétrica, não tem problema! A menos que o mamilo e a aréola estejam muito sensíveis ou com fissuras, pois a sucção da bombinha pode piorar o problema.

Lembrando que o leite materno só pode ser transportado congelado, para garantir a sua qualidade.

CONSERVAÇÃO DO LEITE

Após coletar o leite, identifique com uma etiqueta na tampa com a data e horário da coleta. Pode colocar neste mesmo frasco o leite coletado de outra vez, desde que seja coletado em outro recipiente e depois transferido para este com o leite anterior já congelado.

No freezer ou congelador, o leite materno pode ser mantido por até 15 dias (no caso de leite colocado sobre outro já congelado vale a data do mais antigo) e por até 12 horas na geladeira. O frasco pode ser preenchido até no máximo dois dedos da tampa. Mais cheio que isso corre o risco de quebra.

Depois de descongelado, o leite materno pode ser mantido sob refrigeração (na geladeira) no prazo máximo de 12 horas. Havendo necessidade, o leite pode ser descongelado em banho-maria, aquecendo a água até, em média, 40 graus, sem ferver a água.

Uma vez descongelado o leite não deve ser recongelado.

@cuidar_crescer

Imagens: depositphotos

 

2 Comentários

  1. Como é bom receber orientações. Vindo de uma mamãe tão doce assim, fica melhor ainda! Amamentar é nutrir outro ser de amor e fazer da melhor forma traz conforto e segurança. Leite materno sempre que possível! Obrigada!❤

  2. Oi Gabriela! Obrigada!!!! Muito bom poder trocar experiências e boa energia, né? Amamentar é mesmo uma bênção!!!! Bjo grande!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário