Iniciaremos hoje no Blog uma série de posts em que compartilharei com vocês diversas opções de passeios com crianças (com um pouco de história) em Belo Horizonte, que já realizei com minha filha. E o melhor de tudo: a maioria é GRATUITO!!!

Começaremos nossa rota pelas pracinhas e parques da cidade.

Você sabia que a Praça Marechal Floriano Peixoto e o edifício da Polícia Militar, situados no bairro Santa Efigênia, fazem parte de um conjunto arquitetônico e paisagístico tombado pelo Estado de Minas Gerais em 1984?

A pracinha está situada à frente do Quartel, separada pela Rua Domingos Vieira, toda ajardinada com largos calçamentos. Ela é ponto de encontro das pessoas. Famílias se reúnem no espaço com os filhos, fazem piquenique. Crianças brincam no parquinho disponível, adultos fazem ginástica nos equipamentos, outros jogam bola e variados artistas se apresentam, entretendo os presentes. A Praça é um dos espaços de lazer em BH que os pais podem, durante todo ano, levar as crianças para passear. No período de férias escolar, há também diversas programações gratuitas no local.

Praça Floriano Peixoto

Parque Cássia Eller é mais uma das opções de lazer que destaco. Situado no bairro Castelo, ele é ainda muito pouco conhecido pelos belorizontinos. Só tenho a dizer que ele é um dos parques mais belos da cidade. Até poucos anos esse parque fazia parte de um condomínio, mas se tornou independente, sendo entregue à população. Seu nome é em homenagem à cantora que residiu em BH por um período durante a infância.

Estive por lá com minha filha bem no meio do dia, mas, devido à sua vegetação, a temperatura era baixa, extremamente fresca e agradável para os piqueniques, tirar uma soneca no gramado, realizar brincadeiras ou demais atividades ao ar livre. Lá é possível praticar caminhada nas pistas, atividades físicas e jogar bola na quadra esportiva. Mas NÃO pode andar de bicicleta. As crianças ainda podem se divertir nos brinquedos dos parquinhos. No parque há ainda banheiros e bebedouro.

Parque Cássia Eller

Praça da Assembleia é mais um excelente espaço de lazer. Você sabia que em 1895, na planta original da nova capital de Minas, a Praça já estava prevista, mas com o nome de Praça da Federação? Entretanto, ela só aparece concretizada na Relação dos Logradouros Públicos de 1944 com o nome atual, Praça Carlos Chagas. No ano de 1972, o edifício da Assembleia Legislativa de MG foi inaugurado e a praça foi popularmente denominada de Praça da Assembleia. A partir desse momento, ela passou por diversos processos de revitalização, chegando ao belo aspecto que hoje apresenta. A Praça Carlos Chagas ocupa uma grande área e em seu espaço há os jardins, o coreto e a Igreja de Nossa Senhora de Fátima.

A Praça da Assembleia é um espaço de lazer e entretenimento para crianças e adultos. Ela também possui diversos brinquedos separados por faixa etária e academia ao ar livre. É espaço também para eventos, muitos deles voltados para a criançada. Ademais, devido à sua grande extensão de área livre, crianças, adolescentes e adultos aproveitam para andar de bicicleta, patinete, patins, etc. Por ser arborizada, muitas pessoas descansam e passam tempo em suas áreas sombreadas. Há ainda bebedouro disponível para a população.

Praça da Assembleia

Esse bicho da foto tem o Parquinho da Avenida José Cândido da Silveira, no bairro União/Cidade Nova, como sua morada. Segundo consta, ele foi criado em 2006 com o intuito de preservar uma grande área verde de grande importância ambiental para a comunidade local. No canteiro central, além de muitas áreas sombreadas pelas árvores, há diversos brinquedos e equipamentos de ginástica, pistas para caminhadas, passeios de patins, patinetes e bicicletas. Aos domingos, uma das pistas da avenida é fechada ao trânsito de carros, favorecendo uma ambiência ainda maior de passeio para crianças e adultos.

Parquinho da José Cândido

Em frente a esse parque, está mais uma opção de passeio, o Parque da Matinha, inaugurado em 1991. Também criado através de uma solicitação da comunidade para preservação (a área possui cerca de 15.700m2). No parquinho há brinquedos, mesas com tabuleiro de jogos, banquinhos e uma pequena área de caminhada. É possível ainda brincar de bola, andar de bicicleta, patins, skates e fazer piqueniques. Na minha opinião, ele precisa de cuidados em sua infraestrutura.

Parque da Matinha

E dá para imaginar que esse lugar, o Parque Municipal Jacques Cousteau, foi um lixão previsto na construção da Nova Capital de Minas? O lixo começou a ser jogado em 1951, mas em 1971 o lixão foi desativado e a área foi transformada no Parque Municipal da Vila Betânia. Desde então, o local foi destinado à produção de mudas para a ornamentação de canteiros, vias e jardins de BH. O parque foi implantado somente em 1999 com o nome atual.

O parque oferece diferentes brinquedos às crianças, trilhas ecológicas, equipamentos de ginástica, além de espaços para contemplação, piquenique, soltar papagaio SEM fios cortantes, andar de bicicleta, patinete e jogar bola. Há quem utilize o espaço para comemorações de aniversário (devidamente autorizadas pela administração municipal). Gostamos muito do Parque. Ele é bem fresco e minha filha se divertiu bastante com os brinquedos. Há toda infraestrutura com banheiro e bebedouros.

Parque Municipal Jaques Cousteau

Outro espaço de lazer lindíssimo que levei minha filha foi o Parque Municipal Professor Marcos Mazzoni, comumente chamado Parque da Cidade Nova. Ele foi inaugurado em 1990 devido a um movimento da comunidade local.

Por ter muitas árvores, sua área sombreada é extensa, onde sempre estendemos uma toalha e nos assentamos para fazer nossos piqueniques e bater papo, contemplar a natureza, enquanto minha filha brinca nos brinquedos. E por falar nisso, além dos brinquedos destinados às crianças, o parque dispõe de teatro de arena e aparelhos de ginástica, banheiro e bebedouro. Em sua área, as crianças ainda podem jogar bola, andar de bicicleta, andar de patins, patinetes e soltar papagaio SEM fios cortantes. Ali acontece, ainda, comemoração de aniversários e diferentes eventos culturais gratuitos.

Parque Marcos Mazzoni

Parque Orlando de Carvalho Silveira foi implantado em 1996, no bairro da Graça, por meio do Programa Parque Preservado. Ele ficou conhecido como Morro do Bolo de Noiva, devido ao fato de ter sido um morro, oriundo de terraplanagem, que se destacava por sua elevada altura, muitas vezes competindo com a altura dos prédios vizinhos.

Para entreter a população, o parque dispõe de brinquedos para crianças de até 6 anos, equipamentos de ginástica, áreas de socialização com mesas e bancos, espaço para andar de bicicleta, patinete, fazer piquenique, soltar papagaio SEM fios cortantes. Quando estivemos por lá, num domingo de manhã, tinham pessoas fazendo diferentes atividades físicas e treinamento para competições. Minha filha se diverte muito no espaço e eu contemplo e muito a vista panorâmica que de lá se vê! Há infraestrutura com bebedouros e banheiros em bom estado de conservação!

Parque Orlando de Carvalho

Gostaram das dicas?

Aguardem os próximos posts da série de Passeios em BH com crianças para mais dicas! Até mais!!!

@expedicoesemfamilia

Fotos: arquivo pessoal

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário