Fonoaudiologia: a ciência que cuida da comunicação humana
Olá Mommys!
Hoje estreio a minha coluna no Blog e gostaria de explicar para vocês um pouquinho mais sobre o que nós, fonoaudiólogos, fazemos.
Algumas pessoas acreditam que a atuação do fonoaudiólogo se restringe a ensinar crianças a falarem certo, mas a atuação do fonoaudiólogo vai muito além disso.
O fonoaudiólogo é o profissional da área da saúde que trabalha com os diferentes aspectos da comunicação humana: linguagem oral e escrita, fala, voz, audição e funções responsáveis pela deglutição, respiração e mastigação. Desenvolve atividades voltadas à promoção da saúde, prevenção, orientação, avaliação, diagnóstico e terapia. Atua também em ensino, pesquisa e consultoria.
Em alguns momentos da vida, a atuação do fonoaudiólogo se faz necessária para identificação de algum problema e, inclusive, a resolução do mesmo, afim de melhorar a qualidade de vida da pessoa.
O bebê, ainda na maternidade, faz o Teste da Orelhinha e o Teste da Linguinha, com poucos dias de vida. Esses exames são realizados por profissionais da Fonoaudiologia e a realização deles é necessária para tentar identificar precocemente alterações na audição e no ‘freio’ (frênulo) lingual do bebê. As duas avaliações são rápidas e não causam dor ou prejuízos ao recém-nascido.
Quem já não ouviu algumas mães dizendo que o bebê parece rejeitar o peito? Neste caso, o fonoaudiólogo que atua nessa área, pode ajudar estimulando a sucção e deglutição do bebê, evitando, assim, o desmame precoce. Esse trabalho é feito por meio de orientações e acompanhamento da mãe, além de treinamento de equipes de saúde em hospitais, para incentivar o aleitamento materno.
Mas os cuidados com alimentação não se resumem apenas ao aleitamento materno. Por inúmeros motivos, algumas crianças não conseguem se alimentar. Listo aqui a dificuldade para engolir, impossibilidade de mastigação, aversão à textura sólida, dentre outros. É aí que o fonoaudiólogo identificará a causa e tratará a alteração específica.
Língua presa, gagueira, trocas de fonemas e rouquidão também são alguns dos problemas de fala que quanto antes iniciarem o acompanhamento com fonoaudiólogo, melhores e mais rápidos serão os resultados.
Existem casos em que a criança não tira notas boas na escola, embora seja muito inteligente, por ter dificuldade de ler e escrever. Muitas vezes é tido como ‘desinteressado’ ou ‘preguiçoso’. Mas isso pode ser sinal de Dislexia ou outros distúrbios de aprendizagem, de linguagem ou de audição. E o fonoaudiólogo, junto com uma equipe multidisciplinar, poderá atuar em auxílio à criança.
Todo mês irei trazer para vocês informações relacionadas ao tema. Espero que gostem e mandem suas dúvidas!
Um grande abraço.
@centrodeinteligenciapampulha