A varanda de apartamento de alto padrão está cada vez mais elaborada e sofisticada. Hoje, esses ambientes são equipados com churrasqueiras, área gourmet e muitas outras facilidades, permitindo criar um espaço extra de aconchego e conforto, criando múltiplos usos.

Há quem prefira integrar a sala de estar ou de jantar com a varanda, criando uma espécie de espaço contínuo e permitindo um uso mais intimista. Já outros, utilizam a varanda como uma “área externa”, com jardim, espaço para receber visitas, área de meditação e assim por diante.

Independentemente do seu estilo, uma coisa é certa: há sempre uma varanda perfeita para tornar o seu lar um verdadeiro refúgio. Siga a leitura e veja as dicas que separamos!

Quais os benefícios da varanda em apartamentos?

Um apartamento de alto padrão com varanda fica ainda mais diferenciado e permite desenvolver projetos específicos para essa área, que acaba se tornando um local extra para as atividades da família.

A varanda gourmet é uma das mais procuradas, pois funciona como uma espécie de extensão da cozinha, como uma verdadeira área de lazer, com churrasqueira, forno, grill, mesas e cadeiras, permitindo receber as visitas para curtir um almoço ou jantar e apreciar a vista da cidade.

Mas além dela, existem várias outras possibilidades. Com uma varanda, você conseguirá:

  • montar um belo jardim vertical;
  • desfrutar de um ambiente externo bonito e relaxante;
  •  melhorar a sensação de amplitude do apartamento;
  • apreciar uma bela vista da cidade;
  • ter um cômodo extra para a convivência e para reunir com amigos e familiares;
  • desenvolver eventos com mais privacidade;
  • criar uma área para relaxar após um dia corrido;
  • agregar valor ao imóvel.

Como decorar a varanda de apartamento de alto padrão?

Já está convencido da importância das varandas de apartamento de alto padrão? Nós separamos algumas dicas e sugestões de estilos para você adotar na sua casa. Veja quantas ideias bacanas.

1- Defina o estilo da sua varanda

O primeiro passo para começar a decorar a varanda é pensar no uso que ela terá e no estilo que será usado. Como você viu, esse ambiente pode ter múltiplas funções, então considere como ele será aproveitado pela sua família.

As varandas amplas podem ser segmentadas, com uma área gourmet para receber as visitas, um jardim e alguns móveis que favoreçam o relaxamento. Dessa forma, será prático ajustar a sua varanda de acordo com a necessidade do momento.

Depois, considere o estilo decorativo que melhor se adapta a sua casa. Você pode seguir o mesmo estilo do interior do apartamento (inclusive com revestimentos semelhantes, criando uma sensação de continuidade) ou inovar com um estilo totalmente diferente (deixando claro onde termina a área interna e inicia a área externa).

Rústico

Normalmente, o estilo rústico é o mais usado, justamente porque combina com ambientes externos e traz aconchego na medida certa. Para isso, móveis de madeira maciça, estampas (como xadrez e floral), tecidos mais rústicos (como o linho) e revestimentos como cimento queimado ou ladrilho hidráulico fazem sucesso.

É o estilo perfeito para quem deseja usar peças artesanais, cores quentes e criar um ambiente aconchegante e com espírito de casa de campo.

Urbano-Industrial

Esse é um estilo mais moderno, jovem e descolado que mistura itens mais rudimentares, como cimento queimado, tijolinhos ou tubulações aparentes, com peças em bronze ou metal envelhecido e outros itens urbanos e inusitados.

O estilo tem muita personalidade e se baseia em móveis compactos e uma paleta com tons urbanos, como cinza, preto e branco – e cores fortes, como amarelo e vermelho, nos detalhes decorativos.

Esse estilo é perfeito para quem deseja uma varanda despojada, criativa, mas que não deixe de ser confortável.

Contemporâneo

Se você prefere os estilos mais clean, sofisticados e minimalistas, esse tipo de varanda é perfeita. A decoração contemporânea é pautada por peças atuais, uso de tecnologia de ponta e mistura de materiais, como fibra de vidro, plástico, acrílico, metais etc.

O principal foco desse estilo é a praticidade, além da beleza da combinação minimalista, com traços retos, simples e sem tantos ornamentos. A base são as cores suaves e neutras, as formas geométricas e o uso da iluminação para destacar pontos decorativos.

É ideal para quem adora tecnologia e novidades e acredita na máxima de que “menos é mais”.

Tropical

Para quem deseja uma varanda mais descontraída e leve, o estilo tropical é um grande aliado. Ele traz aquela deliciosa sensação de residência à beira-mar, mesclada com um apartamento da cidade.

Isso porque seus elementos trazem frescor e bem-estar, utilizando, para isso, cores vivas e alegres (verde, amarelo, azul) e estampas florais ou listradas.

Tecidos leves, redes de descanso, excelente iluminação e peças decorativas em palha ou bambu (pufes, vasos e cestos) são característicos desse estilo, bem como a presença forte e marcante da natureza.

É o estilo ideal para quem adora decorar a casa com plantas, manter o contato com a natureza e tem um estilo de vida mais tranquilo, transformando a varanda em um verdadeiro refúgio.

Para escolher o melhor estilo, pense no que você deseja refletir com o espaço e a personalidade dos moradores.

2- Escolha os revestimentos

Os revestimentos devem estar de acordo com o estilo que você definiu, mas também devem trazer praticidade. Então, opte por pisos e revestimentos que sejam fáceis de limpar e que ofereçam uma manutenção mais prática.

Mesmo porque as varandas sofrem mais com a incidência solar e as intempéries do que a parte interna do apartamento. Pisos antiderrapantes são ideias excelentes, evitando acidentes.

O porcelanato pode ser usado, mas a dica é evitar a versão polida. Ela é mais “sensível” e poderá riscar com mais facilidade na varanda, além de ser bastante escorregadia quando em contato com a água.

3- Faça um bom projeto de iluminação

A iluminação é capaz de transformar qualquer ambiente – e não é diferente com a varanda de apartamento de alto padrão. Você poderá investir em luzes distintas para cada uma das áreas e usos.

Se você for criar um espaço gourmet, poderá usar uma luz branca e direcionada nas bancadas e áreas de preparo dos alimentos. Já na parte onde receberá as visitas ou nos locais destinados ao relaxamento, use luzes amarelas, que tornam o espaço mais aconchegante, com pontos suaves. Outra ideia é usar a luz âmbar, que está em alta e também favorece o entrosamento.

4- Aposte na natureza

Vasos de plantas são ótimos para trazer aconchego e para transformar a varanda em uma verdadeira área externa. Existem inúmeras espécies que se adaptam muito bem às varandas, basta considerar as características de luminosidade e de vento que seu espaço recebe.

Uma tendência decorativa muito forte é o Urban Jungle, que consiste em transformar os ambientes usando muitas plantas. Você pode criar um belo jardim vertical ou uma parede verde, com diferentes espécies de plantas, ou ainda criar um cantinho especial com uma rede, deck de madeira e vasos de plantas de diferentes alturas (inclusive com alguns pendurados, como os kokedamas).

5- Escolha bem os móveis

Os móveis são cruciais na decoração de varanda de apartamento de alto padrão. Eles devem ser confortáveis e estar de acordo com o estilo que você escolheu.

Caso a sua varanda desempenhe mais de uma função, vale a pena pensar nos móveis multifuncionais que criam mais possibilidades de uso do ambiente.

Alguns itens que não podem ficar de fora são: cadeiras, poltronas, mesas, banquetas, pufes, bancos e armários.

Analise o material de cada móvel, se ele é resistente ao nível de insolação solar da sua varanda, se é confortável e se combina com o estilo que você escolheu.

6- Use a varanda como uma extensão do living

Outra possibilidade muito em alta em varandas de apartamento de alto padrão é transformar essa área em uma extensão do living. Essa ideia funciona muito bem para as varandas maiores e equipadas com área gourmet.

Se você quer implementar essa sugestão, é importante que espaço interno e externo tenham coerência estética, utilizando, por exemplo, os mesmos acabamentos e estilos da sala, criando um visual unificado, com móveis do mesmo estilo e material e paleta de cores semelhante. Viu só, quantas ideias para transformar as varandas de apartamento de alto padrão?