Brincar, além de ser superdivertido e fazer parte da vida de qualquer criança, é fundamental no seu processo de aprendizagem.
O momento da brincadeira é uma oportunidade de desenvolvimento para a criança. Através do brincar ela aprende, experimenta o mundo, se relaciona socialmente, constrói sua autonomia de ação e organiza as emoções. Às vezes os pais não têm conhecimento do valor da brincadeira para o seu filho. A idéia muitas vezes divulgada é a de que o brincar seja somente um entretenimento, como se não tivesse outras utilidades mais importantes.
Por isso, citarei aqui todos os benefícios promovidos pelas brincadeiras, jogos e brinquedos, como aqueles com pecinhas de encaixar, participar de um jogo, brincar de casinha e até ao usar a imaginação vestindo fantasias de personagens.
- As brincadeiras exercitam e melhoram a capacidade emocional, intelectual, motora e social das crianças.
- O universo lúdico da brincadeira permite experimentar novos sentimentos, reproduzindo situações vividas em seu cotidiano, fazendo um treino para a vida adulta.
- A criança, ao brincar, desenvolve o corpo e o intelecto e coloca o conteúdo escolar em prática de forma natural.
- Os brinquedos na infância funcionam como uma ferramenta que potencializa o desenvolvimento infantil. Por exemplo: com pecinhas de encaixar, um bebê descobre que é capaz de empilhar objetos. Ao participar de um jogo, cuidar de uma boneca ou levar o carro ao postinho de gasolina, a criança se torna protagonista daquilo que a espera na vida madura.
- Os brinquedos, jogos e as brincadeiras são fontes inesgotáveis de interação lúdica e afetiva.
- Os brinquedos e jogos são excelentes recursos para facilitar e ajudar na aprendizagem de maneira natural. Quando a criança brinca com jogos ela aprende a respeitar regras, ampliar o seu relacionamento social, respeitar a si mesma e ao próximo. Por meio de brinquedos lúdicos, a criança se expressa com maior facilidade, ouve, respeita, discorda de opiniões, exerce sua liderança, aprende a ser liderada e compartilha sua alegria de brincar.
Muitas vezes os pais não permitem que o filho passe por todas as etapas do seu desenvolvimento. E eles fazem isso quando inibem as brincadeiras, exigem organização, por acharem que estão contribuindo para a maturidade da criança, quanto à aquisição de alguns comportamentos, como por exemplo, o de limpeza.
A imposição de tarefas exaustivas e as incompatibilidades de horários da família são outros fatores que podem impedir as brincadeiras livres.
Portanto, é muito importante que a família tenha consciência das marcas que a sua postura de não disponibilizar flexibilidade para as brincadeiras pode deixar na criança.
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Imagem: www.institutoreacao.org.br