Fotografar crianças nunca é fácil! Geralmente a mãe me fala, “ah, mas é só uma fotinha”. Mas nunca é! Nunca é só chegar e clicar.
Em mais de seis anos de experiência, posso contar nos dedos as crianças que conheço que chegaram sorrindo e felizes para tirar fotos. Geralmente são as blogueirinhas ou modelos, que já estão acostumadas a fotografar o tempo todo.
A criança só mostra sua verdadeira expressão quando conhece, gosta e confia! E eu aprendi da pior forma possível (conto mais a frente).
Por mais que seja de extremo cuidado fotografar recém-nascidos, essa é a única fase em que eles colaboram com as fotos (desde que não estejam com cólicas ou com fome). Depois, a cada fase do desenvolvimento do bebezinho, eles expressam, do seu jeito, o quanto vão permitir fotografá-los. Quando começam a falar e aprendem rapidinho o “não”, fica mais difícil ainda conseguir a sua colaboração. Nesse momento, entram as negociações em troca dos sorrisos. Porém, nem sempre eles expressam verdade e podem sair um pouco forçados.
Nos ensaios de natal, quando fazia os cenários posados, em que as crianças tinham que ficar sentadas, o resultado era a mesma expressão em várias fotos. Elas ficavam mais felizes destruindo a minha árvore ou correndo em volta das coisas do que sentadinhas e comportadas. Com isso, percebi que não podia ir contra a natureza delas.
Foi então que achei uma fórmula mágica, e todos que acompanham meu trabalho já sacaram: as crianças precisam se divertir, não tirar fotos! Brincando, espontaneamente, elas me proporcionam as suas expressões mais VERDADEIRAS.
Dá trabalho, não é fácil pensar, viabilizar e encontrar os parceiros certos para as idéias que surgem e que, ao mesmo tempo, irão atrair a atenção das crianças e proporcionar as imagens lindas que as mães querem.
Depois que aprendemos a pensar diferente, fica difícil administrar tantas idéias (por aqui, até o Natal deste ano já está definido!). Mas essa fórmula mágica tem dado muito certo!
E a maior recompensa é quando as mães comentam que a criança já está perguntando das fotos ou quando elas mesmas me falam que gostam de vir ao estúdio para “brincar”! Isso é focar nas necessidades e desejos da criança e, através da felicidade dela, entregar lindas memórias aos seus pais.
Enfim, e como eu descobri que criança não gosta de tirar fotos posadas? Quando a minha filha falou, aos 5 anos, depois de um ensaio lindo de Rapunzel: “eu não gosto de tirar fotos”. E eu pensei em todas as milhares de fotos que estava planejando fazer na vida dela enquanto eu vivesse!
Ela era minha modelo em todas as ideias que eu tinha. Depois disso e de muito insistir e sempre conseguir o sorriso forçado, comecei a me desafiar pensando no que ela gostaria de fazer. Até que um belo dia, ela começou a me pedir para fazer os ensaios. E assim eu percebi que estava no caminho certo!