Essa foi a primeira informação mais significativa que eu soube em relação à cidade que estávamos prestes a morar em Portugal: que Fundão é a terra da Cereja.

Amamos a notícia, eu e Sasa, minha pequena amante de Cereja.

Logo ficamos sabendo também da Festa anual da Cereja, que acontece no mês de Junho, época de colheita da fruta.

A Cereja do Fundão gera cerca de 20 milhões de euros na economia do Município, com uma produção que gira em torno de sete mil toneladas anuais, o que representa mais da metade da cereja produzida em Portugal.

A Cereja do Fundão já é exportada para a maior parte dos países Europeus, como Bélgica, França, Luxemburgo, Suíça, Alemanha, Inglaterra, Noruega, Estónia, Letónia e Lituânia. Estima-se que a exportação vá aumentar em, aproximadamente, 40% da produção total, com a concretização de alguns negócios com o Brasil, Hong Kong e Xangai.

Quem sabe, logo vocês irão conhecer a Cereja do Fundão por aí, em terrinha Brasileira?!

Bom, sabendo de toda a representatividade da Cereja, nos restava esperar de Janeiro (quando chegamos aqui) até Junho, o mês da festa. Aqui em casa somos festeiros e nos mudamos para uma cidade festeira… Oh lugar que tem festa! E só festa boa!!!

Em Abril deram início às festividades da cereja com passeios de comboio (trem) e vôos de balão sobre os cerejais, de onde se podia apreciar as lindas cerejeiras que já estavam a florir, prestes a dar o fruto.

Em Maio houve a primeira colheita e aconteceu um evento de inauguração e abertura da temporada na praça do município, com um leilão beneficente da primeira caixa de cerejas do ano; lindas e enormes!

Além do leilão, a festividade aconteceu com degustação gratuita de produtos à base de cereja. Distribuíram cones com as frutas, que era a “cereja do bolo” (literalmente) e comprovamos que tudo o que diziam sobre a qualidade das cerejas do Fundão era jus ao fruto, que delícia!

Provamos também os famosos pastéis de cereja, Gin de cereja, suco e outras delícias.

Nesse evento, as crianças da rede municipal estiveram presentes, foram em horário escolar até a praça e ganharam cerejas, balões, broches e ao final, retornaram às escolas em um trenzinho temático da Cereja. Fiquei encantada com tamanha organização, preocupação em envolver não só as crianças, mas a população de uma forma geral. Minha filha adorou e foi lindo.

           

Enfim, Junho chegou e no segundo fim de semana foi realizada a tão esperada (por nós principalmente) Festa da Cereja!

É uma festa bem tradicional, em ruas estreitas e antigas todas enfeitadas, barraquinhas de diversos “quitutes”, que tinham como ingrediente principal as deliciosas cerejas, venda de licores, muita atração de rua com músicas da região.

Me senti no céu com aquela festa de interior, tão organizada, agradável, com gente feliz, coisas gostosas e na companhia de pessoas que eu amo, minha família (inclusive meus pais que estavam aqui) e nossos novos amigos que fizemos desde que chegamos aqui.

Que venha a Festa da Cereja do próximo ano, que a colheita seja ainda melhor para o município, para nós consumidores e amantes dessa frutinha vermelha tão charmosa e saborosa.

Ah! E fica o convite para quem quiser conhecer e experimentar as Cerejas do Fundão, venham nos visitar em Junho para aproveitar a festa!!!

6 Comentários

  1. Lindo post / reportagem, realmente a festa é linda e charmosa além de ser uma delícia os produtos derivados da cereja e a própria cereja é maravilhosa eu vivenciei esta festividade , quantas saudades mas se Deus permitir estaremos na próxima.

  2. Cidade linda …hospitaleira e festeira…Parabéns filha pelo seu post e comentário em especial sobre essa festa maravilhosa que tivemos o prazer de estar presentes…Foi tudo de bom…que venha a proxima..

  3. Amei o post amiga,você sempre conta tudo com muito carinho,deu muita vontade de conhecer a festa da cereja,uero muito visitar vocês e conhecer essa cidade tão festeira.
    Love u amiga!!!

    • Obrigada pelo carinho amiga e por estar sempre comigo, em tudo que eu faço.
      Você virá, se Deus quiser, e vamos curtir a festa da cereja e outras muitas juntas.
      Love u ! :*

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário