Por Thayane Oliveira

Todas nós sempre queremos mudar uma coisinha aqui ou ali em nosso corpo, não é mesmo? E se existe uma vilã que incomoda a maioria de nós é a gordura localizada.

O acúmulo de gordura localizada (também chamado de lipodistrofia) em determinadas áreas do corpo, como barriga, quadril, coxas, flancos (pneuzinhos), axilas e costas, pode ser causado por uma série de fatores. E vale ressaltar que esse problema não é apenas uma questão estética, a temida “barriguinha” é um fator associado ao desenvolvimento de diversas doenças metabólicas e cardiovasculares.

O sedentarismo é, sem dúvidas, a principal causa, porque quando você não se exercita, o seu corpo se acostuma a ter um baixo gasto energético, assim, a comida ingerida deixa de funcionar como “energia” e se torna um “estoque” no seu organismo em forma de gordura.

Outro fator importante é a má alimentação. Trocar frutas, verduras e legumes pela ingestão frequente de refrigerantes e doces que são ricos em açúcar, alimentos processados cheios de sódio, bebidas alcoólicas que possuem grande quantidade de calorias, e massas, que são fonte de carboidrato, além de aumentar o acúmulo dessa gordura, também é prejudicial à saúde, aumentando, por exemplo, o colesterol.

Há também a predisposição genética, causada por alterações hormonais, diabetes, problemas na tireoide, estresse, etc. Por conta disso, a queima de gordura é menor e o acúmulo dela se torna mais intenso, mesmo mantendo uma rotina de exercícios e se alimentando de forma adequada.

E há ainda outros fatores como o uso de roupas muito apertadas, tabagismo e gestação.

Com a correria do dia a dia, é difícil encontrar o equilíbrio entre as obrigações, em geral, frenéticas demais, e os cuidados com o corpo. Mas, todas sabemos que não existe fórmula mágica, é necessário sim associar atividades físicas à alimentação saudável para prevenir e combater a gordura localizada.

Porém, não seja refém de um padrão de “corpo ideal” imposto. Afinal, cada uma de nós tem suas peculiaridades e é isso que nos torna únicas. O importante é sentir-se bem com seu próprio corpo, estar com a saúde em dia e não se comparar a ninguém. Preocupe-se apenas em ser o melhor que puder ser a cada dia para você mesma.

Sempre digo que os tratamentos estéticos estão aí para tornar a vida ainda melhor, para intensificar os resultados dos cuidados diários, ajudando a fomentar mudanças positivas e resgatar a relação entre você e a sua autoestima. Porque estar com a autoestima elevada torna a vida mais leve.

 

Imagem: Shutterstock

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário