Por Lívia Tameirão

Se este for o seu desejo, tenha filhos!

Se você precisar trabalhar muito para manter seu filho e sua vida, trabalhe! Porque o tempo passa e o futuro dele dependerá do que você fizer agora.

Vá a academia sim! Cuide de você e da sua saúde! Você precisa estar bem para cuidar do seu filho! Procure aquilo que te traz equilíbrio e te faz sentir bem. Quando estamos bem conosco, somos melhores para o outro. Vá também no salão, shopping, jogo de futebol, onde você precisar.

Não ter muito tempo de sobra, não é indicativo para não ter filhos. Esta é a realidade de hoje. Ou alguém aí está com tempo sobrando? Duvido!

Estar cansado ou não também não é indicativo para não ter filhos! Até onde eu sei, somos todos humanos. E o cansaço faz parte do nosso viver.

Ter saco ou não com crianças também não é indicativo. Vai ter dia que você estará mais sem paciência mesmo, e está tudo bem! Atire a primeira pedra uma mãe ou pai que não clamou por uma única noite de sono bem dormida, depois de noites em claro com filho doente. Ou quem nunca desejou ou curtiu um day off ou vale night sem os filhos…

Enquanto temos um milhão de casais na luta para engravidarem, projetando a família que desejam ter, lutando para serem pais dentro das condições individuais de cada um (trabalhando muito ou pouco, pagando suas contas, com ou sem tempo, indo ou não na academia), um texto nada incentivador invadiu as redes sociais esta semana. Fico pensando que ele queria ganhar muitos likes e compartilhamentos por aí!

Porém, para mim, A VIDA REAL é outra. A realidade é cruel e não ganha likes!

Somos pais sim, mas antes disto somos HUMANOS. Estamos lutando para acertar! Não somos máquinas. Não somos “Mulheres Maravilha” ou “Super Homens”.

A vida não é um cronograma perfeito. Ninguém sabe o dia de amanhã!

Não compare famílias.

Uma mãe ou um pai de uma criança pode vir a falecer. E aí? Deveria saber que ia morrer e então não deveria ter tido filhos? “Ah… mas aí é outra história né”? Não é outra história não! É a mesma!

Ou, um pai ou uma mãe que precisa se afastar por um tempo por conta de uma oportunidade de trabalho, por exemplo. Não deve aceitar? Afinal, o tempo não passa né?

Se precisar se afastar, faça! Mas seja presente mesmo na distância. Ame, cuide e dê segurança! Seu filho vai entender e te amar do mesmo jeitinho. Eu sou prova disto!

Filhos precisam de qualidade, segurança e de amor!

Mães/Pais solteiros, viúvos, divorciados, nunca se sintam culpados por trabalharem muito para dar aos seus filhos o que eles precisam. E se cuidem também! Vocês merecem e precisam! Não é nada fácil criar filho sozinha(o).

Mães/Pais sejam gratos por terem alguém que possa ajudar na criação do seu filho, não interessa quem seja! Sejam gratos pelos seus pais, irmãos, familiares, amigos e escola. Sejam gratos por terem na vida qualquer pessoa que ame e esteja disposta a ajudar na educação do seu filho. Não é feio e nem vergonhoso pedir ajuda e dividir responsabilidade. Na verdade, feio é ter opinião que diminui, desencoraja e que faz pensar que para ser pai/mãe precisa ter tudo na medida, ser impecavelmente perfeito.

Se eu puder dar um conselho: TENHA FILHOS SIM!!! Eles nos ensinam sobre o amor, força, empatia, doação, RESPEITO, cuidado, resiliência e fé!

Ah… E não esqueçam de ensinar para eles que opinião que oprime, culpa, desencoraja e diminui, não é pra ser dita e espalhada por aí.

A realidade já é cruel demais. Vamos tentar entregar ao universo filhos que sabem que o pilar da vida é o amor ao próximo, o respeito e a empatia. O resto, vem tudo lindo por acréscimo!

 

2 Comentários

  1. Muito bem!!!! É isso aí! Não tenho tempo como tinha antes, saio pra comprar pra mim e volto sem nada pra mim e coisas para eles, não mudaria nada!!!! Faria tudo para ter meus 2 filhotes! Do jeitinho que eles são! Excelente texto! Obrigada pela reflexão.

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário