Se você é uma empresária ou profissional liberal certamente já deve ter passado pela sua cabeça se realmente você deve ter redes sociais para o seu negócio. Em caso afirmativo, então, esse texto é para você, principalmente se você tiver aversão a essas mídias ou se acha que não tem tempo para gerenciá-las.
Então, vamos lá! As redes sociais chegaram para ficar e é um movimento sem volta. Entre tantos erros e acertos dessas plataformas, todas as pessoas e empresas já migraram para elas, até mesmo os políticos estão conseguindo elaborar estratégias de sucesso (quando eu digo sucesso não estou me referindo à ética. Até porque, nas eleições passadas vimos uma enxurrada de fakenews distribuídas em grande escala pelos próprios políticos que, rapidamente, viralizavam. Estou querendo dizer que se chega ao resultado traçado estrategicamente).
O primeiro político que começou com essa onda de utilizar mídias sociais para informar o seu eleitorado e ampliá-lo foi o ex-presidente norte-americano Barack Obama. Para além das mídias tradicionais, ele conseguiu, com um belíssimo trabalho de sua equipe, alcançar a grande massa. E, durante todo o seu mandato, ele se comunicou com esse público.
Mas, você deve estar pensado: mas eu sou uma dentista. Por que devo estar nas redes sociais? Para você que é uma dentista (estou utilizando como exemplo, mas pode ser empresa ou qualquer outro profissional) existem diversas estratégias nas redes sociais para ampliar o seu público e, ainda mais, ampliar a sua credibilidade no mercado. Fazer um planejamento, aliando redes sociais e blog, criando um cronograma de temas que seriam de interesse do seu público, como por exemplo: desmistificar algo ou explicar algo. “Chupeta até os três anos pode modificar permanentemente a arcada dentária?”.
Um post como esse em um blog, usando estratégias de disseminação nas redes sociais, utilizando de forma adequada o impulsionamento que o Facebook oferece, pode chegar diretamente ao seu público-alvo de forma bem positiva. Mas não adianta um único texto. Você deve produzir conteúdo de relevância para essa audiência com periodicidade. Você deve educar o seu público e fazer com que ele “não viva” sem o seu conteúdo e, consequentemente, o seu produto ou serviço.
Indo um pouquinho mais além, você pode criar um fluxo de automação que chamamos de funil de vendas. Você pode produzir um conteúdo rico – um e-book, um infográfico, um vídeo – sobre os cuidados com os dentes de leite, por exemplo. Produzir uma landing page para você criar a sua lista com os seus leads – na verdade isso seria uma troca: “preencha o seu e-mail e você poderá baixar um e-book sobre determinado tema”. Assim, você já está selecionando o seu público logo na primeira ação. Quem tiver interesse sobre o tema, preenche, quem não tiver, não preenche. Depois, você irá criar um fluxo de e-mails de conteúdo para o seu público e apenas a sua lista de e-mails irá receber. Chamamos de funil, pois queremos selecionar ao máximo, em cada ação, aqueles que de fato possam consumir o seu produto. Ao final desse funil, teremos apenas aqueles potencialíssimos clientes que estão prontos para consumir de você.
Isso serve para qualquer área profissional. Usei o profissional dentista, mas podemos pensar em qualquer profissional liberal ou, mesmo, empresas. Por exemplo:
Você é uma empresária da moda e tem uma pequena confecção de biquínis. Pode começar o seu funil de vendas com um infográfico explicando que tipo de biquíni é mais adequado para cada tipo de corpo. E assim por diante. Ao final do fluxo, deve ter uma chamada para ação, que leve, de fato, o seu público a consumir de você, pois ele estará pronto para isso.
Não caia no engano de achar que você já tem o seu público fiel e que você não precisa de marketing. O mercado está em constante movimento. Às vezes estamos no alto, às vezes estamos embaixo. E devemos sempre estar preparados para todos os momentos.
Facebook, Instagram, Twitter, blog (que hoje é um site) e Youtube (você também pode criar um canal com conteúdo e ganhar dinheiro com isso. Falarei sobre isso em um próximo artigo) são mídias sociais que nós, empresários, não podemos negligenciar. Temos que estar sempre atentos a elas, às suas constantes mudanças e marcar presença com nossa audiência. Pois são essas pessoas que irão consumir de você.
Quem quiser saber mais como funciona o funil de vendas, deixe comentários para que eu faça um novo artigo, aprofundando mais sobre esse tema.