A construção de uma marca é um processo fundamental para a consolidação e para o sucesso de um empreendimento. No entanto, muitos são os passos e, nem sempre, esse caminho é intuitivo e/ou fácil de percorrer. Nós sabemos que a comunicação assertiva com o nosso público-alvo é a mais efetiva ferramenta de vendas. Afinal, hoje, o público demanda muito mais do que informações institucionais. Ele demanda atenção e conteúdo relevante. E é isso que ele espera de você.
Sendo assim, estabelecer um diálogo multidirecional com o seu target (não só de mão única, em que o cliente apenas recebe a sua informação por meio de uma única via, como era antigamente. Mas, comunicando-se por meio de várias vias – sejam redes sociais, imprensa, site institucional e outros veículos de comunicação, em uma comunidade em que todos os envolvidos podem se expressar de forma clara e transparente) é a forma mais atual de passar a sua mensagem para o seu público e receber as demandas e os feedbacks que ele tem para te passar.
Mas, você deve estar se perguntando agora, “como eu vou aplicar isso ao meu negócio”? E eu te digo que a primeira coisa, e mais fundamental, é encontrar o propósito do seu empreendimento. Hoje, essa palavra está em evidência e pode ser ouvida e ensinada por muitos coachs do mercado. E eu agradeço por termos alcançado esse nível de amadurecimento empreendedor. Mas, o caminho ainda é longo. Propósito é o que nos move. Você sabendo identificar qual é o seu propósito e qual é o propósito do seu negócio (atenção pois eles devem estar em sincronia para que você alcance os resultados traçados), você já tem ‘meio caminho’ para encontrar a comunicação adequada.
Comunicar com propósito é passar transparência e verdade. É humanizar o seu negócio. É identificar o seu público-alvo e trazê-lo para perto da sua marca. É fazer com que ele transmita a sua mensagem sem parecer uma propaganda. Gosto de fazer uma analogia afirmando que o propósito do seu negócio é o pulsar da vida dele. Ou seja, é aquilo que o mantém vivo e aquilo que o move.
Nem sempre encontrar o propósito do seu negócio é uma tarefa simples. Mas afirmo que depois de identificado, toda a sua comunicação com o seu público se torna mais fluida, natural, humanizada, consistente, transparente e, consequentemente, mais assertiva.
Eles podem ser desde ajudar outras mães a voltarem ao mercado de trabalho após a maternidade ou ajudar pequenas empreendedoras individuais a consolidarem seus negócios, ou propósitos ainda mais ambiciosos, como: disseminar no mundo determinada ideia.
Mas muita atenção! Não caia na armadilha de abraçar o mundo com as mãos. O seu propósito tem relação direta com a delimitação do seu público. Ou seja, se eu sou uma empreendedora que ofereço serviço de entretenimento para crianças, por exemplo, o seu target principal deve ser mães e/ou pais de determinada idade, de determinada classe social, etc. E é com esse público que você deve se comunicar permanentemente. E para esse público que a sua empresa deve ‘pulsar a vida’. O seu propósito tem que ter relação com esse público.
Então, se você ainda não encontrou o propósito da sua empresa, esse é o seu grande dever. Você tem que desejar profundo que este seja o melhor ano da sua vida para os seus negócios. E o primeiro passo você deve fazer agora!