A organização dos brinquedos das crianças, muitas vezes, deixa as mamães desnorteadas.
Organizar os brinquedos e o ambiente que eles ocupam é muito importante para a rotina da casa e também para o desenvolvimento saudável da criança, visto que a organização oferece benefícios como disciplina, clareza e visualização do que se deseja fazer.
Para ajudar nesta tarefa, selecionei então algumas dicas:
- Primeiro passo:
Retire todos os brinquedos dos lugares que estão guardados e separe em grupos. Por exemplo: Grupo 1 – brinquedos para organizar / Grupo 2 – brinquedos para conserto ou reciclar / Grupo 3 – brinquedos para doar ou faixa etária passada. O uso de baldes ou cestos ajuda bastante neste momento.
- Segundo passo:
Divida os brinquedos do Grupo 1, para organizá-los em categorias (brinquedos pequenos, brinquedos grandes, bonecas e/ou carrinhos, roupas de bonecas, peças de montar, brinquedos de faz de conta, jogos, massinhas, tintas, lápis de cor, cozinha, ferramentas, dinossauros, super heróis, bonecos, animais, fantasias, fantoches e etc), de acordo com os brinquedos que a criança possui.
- Terceiro passo:
Organize cada categoria numa caixa, de preferência transparente, ou em um organizador diferente ou em caixas de cores diferentes. Cada uma de acordo com a sua classificação inicial.
Identifique as caixas com a escrita e também com um desenho que remeta à categoria, para facilitar a identificação da criança. O local para acomodar as caixas ou cestos deve ser bem planejado para facilitar o uso pela criança e também para guardar após a brincadeira.
Dicas Gerais:
- Deixe os livros sempre acessíveis. Neste caso, o uso de cestos é bem interessante.
- Se optar por retirar os jogos das caixas para diminuir o volume, use saquinhos transparentes com zíper para cada jogo e acomode todos em uma caixa.
- Envolva a criança na organização e guarde os brinquedos diariamente antes dela dormir. Dessa forma, ela criará o hábito da organização desde cedo. Mostre que cada brinquedo também precisa dormir nas suas casinhas.
- Limpe ou lave os brinquedos sempre que possível. Use detergente neutro para higienizar.
- Lembre-se sempre de dizer ao seu filho que para iniciar uma brincadeira com um tipo de brinquedo, é preciso guardar o que está em uso na casinha antes.
Um grande abraço e até a próxima!
Crédito das fotos: banco de imagem