Para que serve a nutrição dos cabelos?

WhatsApp Image 2019-05-21 at 11.42.44

Assim como a hidratação e a reconstrução, a nutrição deve fazer parte da rotina de cuidados do cabelo.

A nutrição nada mais é do que o tratamento que devolve lipídios (nutrientes) aos fios. Esses lipídios atuam como impermeabilizantes naturais. Além de nutrir, hidratar e evitar o ressecamento dos fios, melhoram sua elasticidade e os revitalizam.
Os cabelos que passaram por qualquer tipo de processo químico devem utilizar a nutrição como aliada para recuperar os fios das agressões sofridas durante as químicas, uma vez  que o tratamento ajuda a selar as cutículas dos fios, diminuindo o frizz e devolvendo a oleosidade natural dos mesmos.
O principal óleo para nutrir o cabelo é o óleo de coco. Muitas mulheres o utilizam para fazer umectação, mas há vários óleos que podem ser usados, tais como os óleos de argan, de amêndoa, de rícino e o azeite de oliva extravirgem.
O tratamento é indicado uma vez na semana para cabelos ressecados, com frizz, químicamente tratados, com pontas duplas, sem brilho, com quebra e com pontas espigadas.
A Umectação é uma técnica potente de nutrir os cabelos. É a utilização de óleos diretamente nos fios, da raiz às pontas ou meio e pontas, de acordo com a necessidade de cada cabelo. E é de extrema importância permanecer com óleo no mínimo por três horas no cabelo.
Vamos agora a uma técnica de umectação que é muito potente e que sempre indico para minhas clientes e amigas:
  • Após derreter o óleo de coco em banho maria, prender o cabelo com um rabo de cavalo bem no topo da cabeça, assim os fios da frente serão bem umectados;
  • Passar no cabelo seco bastante óleo, enrolar fazendo um coque, colocar no coque uma meia velha e dormir com o óleo no cabelo. Ao acordar, lavar o cabelo com shampoo de sua preferência, depois utilizar uma máscara de hidratação ou reconstrução. Enxaguar bem e, para finalizar, utilizar o condicionador para fechar as cutículas.
  • Repita esse processo pelo menos uma vez na semana. Você verá diferença no cabelo após algumas vezes que fizer o processo de tratamento.
Enfim, acabamos nossa séria de conhecimentos sobre os tratamentos primordiais para nosso cabelo (o quanto cada um é importante para um cabelo saudável). Se você não leu os outros artigos, corra para ler, não perca, porque tem muita informação útil.
Dê valor aos tratamentos, pois são eles que regeneram, recompõem e recuperam os fios danificados, principalmente os que passaram por processo químico.
O que você gostaria de saber e aprender nos próximos posts? Deixe sua sugestão!
Forte abraço em cada uma e até a próxima!
Foto: banco de imagem

2 Comentários

  1. Eu gostaria de saber a diferença entre progressiva, botox e cauterização e os danos que causam nos cabelos é o que podemos fazer para amenizar os danos. É sobre queda de cabelos e o que fazer para diminuir.
  2. Adorei a matéria! ???? Gostaria de indicações de máscaras para hidratação: desde as mais em conta até às mais caras! Obrigada!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shop By Department