A partir de 24 de junho de 2019, todas as escolas públicas e privadas deverão adequar suas cantinas de acordo com o Decreto Estadual 47.557, de 2018, que regulamenta a Lei Estadual 15.072, de 2004, que dispõe sobre a promoção da educação alimentar e nutricional nas escolas de Minas Gerais.

Sabemos que a escola deve ser um ambiente de vários aprendizados, entre eles, a formação de bons hábitos alimentares. Esses hábitos serão fundamentais para um desenvolvimento saudável. O lanche na escola é diário, então não deve ser tratado como uma exceção, ele serve para dar energia à criança entre duas refeições principais. Comer de forma saudável em casa mas não na escola trará resultados negativos para a saúde, crescimento e desenvolvimento cognitivo, afetando o rendimento escolar da criança e adolescente.

De acordo com a OMS (Organização Mundial de Saúde), o número de crianças e adolescentes obesos aumentou dez vezes em 40 anos e o principal motivo disso seria o estilo de vida adotado por eles. O número de crianças e adolescentes de 5 a 19 anos que estão acima do peso saltou de 11 milhões na década de 70, para 124 milhões em 2016.

As principais causas relacionadas ao aumento desses números envolvem mudanças típicas do mundo moderno, como falta de atividade física; aumento da disponibilidade de alimentos com altos índices calóricos e em porções maiores; redução das horas de sono e o estresse.

Tenho recebido no consultório várias crianças com idade a partir dos 4 anos que, mesmo com peso dentro do ideal, apresentam níveis de colesterol e triglicérides alterado. Tudo isso explica o fato de ter aumentado a incidência de doenças crônicas como diabetes e hipertensão em crianças.

Atualmente, a maioria das cantinas escolares são recheadas de alimentos ricos em gorduras, açúcares e aditivos químicos, são os chamados alimentos ultraprocessados, ou seja, alimentos totalmente transformados pela indústria, que jamais serão vistos na natureza. São nutricionalmente pobres, entre eles podemos citar os biscoitos recheados, biscoito maisena, gelatina, chips, refrigerantes, entre outros.

Com o decreto, as cantinas terão que se adequar e oferecer produtos mais saudáveis. Entre a lista dos alimentos permitidos estão: frutas, legumes, verduras, suco natural ou de polpa (100% fruta), iogurte natural, vitamina de frutas, sanduiches naturais, bolos artesanais que contenham frutas, legumes ou tubérculos em sua composição (bolo de cenoura por exemplo), salgados assados que não contenham gordura hidrogenada na composição e várias outras opções. Sem muito trabalho, é possível oferecer alimentos de boa qualidade nutricional e que sejam ao mesmo tempo atrativos e gostosos.

Porém, de que adianta adequar as cantinas escolares se as famílias não estiverem comprometidas em oferecer uma alimentação mais adequada aos seus filhos? De que adianta ter à disposição da criança um lanche saudável e ela não comer nada? Em paralelo a essa mudança na estrutura de oferta de alimentos na escola, deve acontecer uma orientação para essas crianças e adolescentes, de forma a educá-los nutricionalmente para que eles saibam da importância de se alimentar bem. Oficinas, palestras, momentos de degustação são importantes para que eles percam o estigma que comida saudável é ruim.

Toda a escola pode fazer um movimento em favor da alimentação saudável como, por exemplo, no desenvolvimento de hortas, realização de receitas, leitura de rótulos de alimentos, montagem de mural, etc. Isso vai reforçar ainda mais que comer bem é legal!

Crianças e adolescentes mais conscientes se tornam adultos mais saudáveis e poderão repassar essas dicas aos filhos, criando assim uma rede em prol de uma vida mais saudável.

Cabe aos educadores, profissionais de saúde e, principalmente, aos pais observarem os hábitos alimentares das crianças e estimularem não só a alimentação saudável, como também a prática de atividades físicas.

Aproveitando essa onda de lanches saudáveis, separei duas receitas que podem ser preparadas em casa ou na escola:

WAFFLE DE PÃO DE QUEIJO

  • 1 xícara (chá) de leite;
  • ½ xícara (chá) de manteiga;
  • 1/3 xícara (chá) de polvilho doce;
  • 1 colher (chá) de sal;
  • 2 ovos;
  • 1 xícara (chá) de queijo minas frescal ou meia cura ralado;
  • 2 colheres (sopa) de maisena ou fécula de batata;
  • 1 colher (sopa) de chia

Modo de preparo:

Ferva o leite e a manteiga. Enquanto isso, coloque numa tigela o polvilho doce e o sal. Depois de fervidos, despeje os líquidos na tigela e misture bem. Aguarde esfriar um pouco e misture os ovos, um a um. Por fim, junte o queijo ralado, a maisena e a chia. Misture bem.

Podem ser congelados prontos e descongelados em forno ou torradeira ou então podem ser preparados na sanduicheira.

Fonte: Comidinhas da Diana

BOLO DE IOGURTE

  • 200g ou 1 copo de iogurte natural (de preferência faça seu próprio iogurte);
  • ¾ de copo americano de óleo ou azeite;
  • 4 ovos inteiros;
  • 1 xícara (chá) de açúcar demerara;
  • 1 xícara (chá) de farinha de trigo;
  • ½ xícara (chá) de farinha de trigo integral;
  • ½ xícara (chá) de farinha de aveia;
  • 1 colher (sopa) de fermento em pó;
  • óleo para untar a forma

Modo de preparo:

1. Preaqueça o forno a 220ºC (temperatura alta);
2. Unte uma forma grande de buraco com óleo;
3. No liquidificador, bata todos os ingredientes. Adicione obedecendo a ordem acima. Exceto o fermento. Assim que bater bem, acrescente o fermento e misture sem bater;
4. Transfira a massa para a fôrma preparada e leve ao forno para assar por, aproximadamente, 30 minutos.

Um abraço e até a próxima!

1 comentário

  1. Adorei o artigo! Ensinar a pensar em todos os aspectos da vida é muito importante e a alimentação é um desses aspectos! Adorei as dicas e penso ser oportuno conversar é ensinar na escolha de bons alimentos sem radicalismos!
    Parabéns pelo texto!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário