Olá queridas mommys, vou contar um pouco para vocês como foi o Primeiro Trimestre da minha segunda gestação aqui no Canadá (lembrando, que moro em Vancouver, na província de British Columbia, então alguns detalhes podem ser diferentes de outras províncias, mas acredito que 90% dos procedimentos são semelhantes no Canadá como um todo).

No fim do ano passado, havia comentado com minha médica de família (este é outro assunto que se quiserem posso vir aqui contar pra vocês, já que no Brasil não temos) que queríamos começar a tentar engravidar no fim do ano, em dezembro. E ela disse: “Ok! Você está totalmente liberada para isso, se já estiver tomando o ácido fólico é o que importa”! E eu: “OK! Então, qual ácido fólico devo tomar”? E ela respondeu: “O que você quiser”!

Comecei a notar diferença em relação ao Brasil já aqui. Confesso que achei estranho, porque na primeira gestação eu saí do consultório com uma receita, no qual foi indicado um ácido fólico específico. Mas fiz o que ela falou, escolhi o que eu quis, fui ao supermercado e comprei o que eu achei melhor (ainda não me acostumei com isso aqui no Canadá; de tudo ser mais leve).

  • Vitaminas 

Após a descoberta da gravidez, retornei na nossa médica de família e, para minha surpresa, continuamos apenas com o ácido fólico, mas não iniciei nenhuma vitamina específica para gestante, como de costume no Brasil.

Aqui, as vitaminas só são indicadas quando a gestante apresenta alguma deficiência de uma vitamina específica ou se já tem alguma predisposição. Por exemplo, uma mãe que sempre fica anêmica, provavelmente irá fazer o uso do ferro já como prevenção.

  • Primeiro ultrassom

O primeiro ultrassom é agendado sempre com 8 semanas! Com esta idade gestacional já conseguimos ouvir os batimentos cardíacos e fazer as medições para determinar com mais precisão a idade gestacional.

Inicialmente, só a mamãe entra na sala e a técnica faz todas as medições num silêncio mortal, que você quase pira (principalmente se você que já estava acostumada com os ultrassons no Brasil, em que seu médico favorito explica cada detalhe). Após uns 10 minutos de tensão, ela pergunta o nome do seu esposo e vai até a recepção chamá-lo. Aí sim ela mostra bem resumidamente o que ela viu, pois o exame será enviado para o seu médico e é ele quem explicará tudo detalhado.

Que aflição! Este primeiro ultrassom eu quase tive um infarto.

Feito este ultrassom com 8 semanas, o próximo (no meu caso) será apenas com 20 semanas (morfológico). Caso você tenha mais de 35 anos, há a indicação para fazer o ultrassom de 12 semanas (transluscência nucal), caso seja menor de 35 anos, não espere por este ultra.

  • Exame de Sangue – Prenatalgenetic Screening: Anomalias Cromossômicas

Ao contrário do Brasil, em que é indicado o ultra de translucência nucal para todas as gestantes, a Síndrome de Down e outras anomalias cromossômicas são detectadas, a princípio, através de um exame de sangue. Este é feito em duas etapas: primeira coleta entre 9 e 14 semanas e a segunda entre 15 e 21 semanas. E só te dão alguma posição de resultado após a segunda coleta. Se der negativo, ok! Sigamos. Se der falso-positivo, você faz a versão particular sem pagar (coberto pela rede pública) para tirar prova.

Muitas mamães aqui não escolhem fazer este exame, e elas têm este direito. Muitos pais não querem saber se o filho tem alguma anomalia ou não. E os médicos conversam abertamente, perguntam se der positivo qual caminho você quer seguir (aqui o aborto é legal). No nosso caso, deixamos claro para nossa equipe médica que se desse positivo seguiríamos com a gestação.

Resumindo o primeiro trimestre para uma gestante sem riscos:

  1. Consultas a cada 4 semanas. A cada consulta você recebe um papel que você mesma deve preencher antes de entrar para consulta. Você checa seu peso, sua pressão arterial e faz um exame de urina com o resultado na hora para avaliar excesso de proteínas na urina e outras substâncias indicando inflamação/infecção;
  2. Ultrassom com 8 semanas (ouvir os batimentos cardíacos e definir a idade gestacional);
  3. Primeira coleta de sangue para descobrir doenças cromossômicas (opcional);
  4. Ultrassom com 12 semanas (Transluscência nucal) – indicado para mamães acima de 35 anos;
  5. Segunda coleta de sangue para complementar a primeira coleta (caso você tenha feito a primeira).

————————

Nota-se que a quantidade de exames laboratoriais e ultrassons são menores quando comparamos com o Brasil. Mas o que já aprendi é que se você tiver uma anomalia ou precisar de mais atenção por algum motivo, não se preocupe, você terá toda atenção do mundo, terá um ótimo tratamento e acompanhamento!

Percebi que nós brasileiros temos este pré-conceito cultural de que mais é melhor. E aqui, em um sistema de saúde público que atende todos de maneira igual, isso não funciona. E sim, aqui faço todo o pré-natal pelo sistema público.

E agora aguardarmos os procedimentos do segundo trimestre, já sabendo que teremos o ultra morfológico com 20 semanas. Yay!!!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário