Como organizar a casa para a chegada do bebê

WhatsApp Image 2019-03-29 at 20.10.17

A chegada de um novo ser em um lar altera totalmente a rotina do ambiente, independentemente se é o primeiro filho ou não.

O pós-parto é um período difícil pois a mulher, devido aos hormônios, ficam bem sensível. Além disso, é muito cansativa a rotina de mamadas (que incluem as madrugada). E isso faz com que tenham uma privação de sono muito grande e, consequentemente, dificuldade em ficar acordada ou disposta durante o dia. Por isso, é recomendado que a família deixe o máximo possível a rotina da casa organizada com antecedência para evitar preocupações.

A organização da nova rotina consiste em preparar uma lista de compras de acordo com o hábito da família; preparar um checklist básico de limpeza doméstica (para a empregada doméstica e/ou babá, caso tenha); fazer uma lista de contatos e números de emergência e definir como irá receber no pós-parto.

  • Lista de compras da casa:
  1. Fazer uma lista de compras de acordo com hábito da casa é fundamental. A lista ajuda muito na economia do lar e permite mais tranquilidade neste período. Definir o responsável por realizar esta função também é extremamente importante.
  2. Faça um checklist dos produtos de limpeza e higiene utilizados na casa para facilitar a reposição e evitar a falta dos mesmos.
  3. Ter o contato de empresas que prestam serviços como: empresa de faxina, marido de aluguel, delivery de bolo, comidas, farmácias, etc, também é essencial neste momento.
  4. Tenha sempre no congelador refeições congeladas para ajudar no final de semana.
  5. Deixe o marido ou outra pessoa encarregada das compras da semana: itens de café da manhã (padaria), verduras, frutas, farmácia, etc.
  • Rotina de limpeza
  1. Importantíssimo definir e esclarecer as responsabilidades da funcionária e da babá (se tiver) para não ter problemas e o serviço ficar sem fazer.
  2. Antes do bebê chegar, você deve explicar para a funcionária como a casa deverá ser limpa, o que deve ser limpo em cada dia e montar um cardápio (almoço e lanche) para orientar e facilitar. Tudo de acordo com os hábitos da família.
  3. A babá é responsável por tudo que envolve o cuidado com o bebê, ou seja: limpar diariamente os ambientes do bebê (quarto, banheiro, brinquedos), tirar lixos/fraldas sujas, lavar o banheiro do bebê, higienizar a banheira, cuidados com a segurança, estipular a rotina diária da criança, alimentação do bebê (crie cardápio semanal para facilitar), higiene e esterilização de chupetas e mamadeiras, lavar, passar e guardar as roupas.

Importante montar um kit de produtos e panos de limpeza separados para as coisas do bebê.

  • Segurança da casa

Cuidados deverão ser tomados para maior segurança do bebê dentro de casa:

  1. Não deixar bichos de pelúcia e travesseiros dentro do berço;
  2. Tela de proteção em todas as janelas da casa;
  3. Protetor de tomadas;
  4. Proteção nas quinas de mesa;
  5. Trava de proteção para gavetas e armários;
  6. Remédios e cosméticos devem ficar fora do alcance;
  7. Manter os produtos de limpeza na parte mais alta do armário;
  8. Nunca deixe balde com água no chão e sim dentro do tanque;
  9. Não deixar carregadores de celular na tomada;
  10. Portão de segurança nas escadas e porta da cozinha;
  11. Cabo de panelas para dentro do fogão;
  12. Trava na porta do forno;
  13. Cuidado com itens dos animais domésticos;
  14. Rede de proteção em piscinas.

Cuidado sempre, pois qualquer minuto de distração e um acidente pode acontecer.

  • Informações gerais:

Ter uma lista com os números de telefone de emergência é muito importante, facilita e ajuda em caso de necessidade (mesmo com o celular é bom ter estes contatos de fácil acesso para todos os moradores. Durante uma emergência sempre ficamos mais confusos).

  1. Telefone do hospital
  2. Pediatra
  3. Família
  4. SAMU 192
  5. Corpo de Bombeiros 193
  • Dicas para receber visitas no pós-parto:

As visitas normalmente serão no final de semana. Seja sincera com as pessoas e realmente receba as visitas se estiver disposta a recebê-las.

  1. O lavabo ou o banheiro social devem sempre estar limpos para receber as visitas.
  2. Deixe sempre na despensa alguns petiscos para receber visitas. Não precisa oferecer um lanche da tarde, mas é educado servir alguma coisa.
  3. Receba as visitas na sala. Assim, caso o bebê durma ou você precise amamentar pode ir para o quarto do bebê.
  4. Deixe um frasco de álcool gel na sala, em lugar visível. Assim, as visitas vão entender que é para usar o álcool ao entrar na casa. Recém-nascidos exigem um pouco de cuidado nos primeiros dias de vida.

Obrigada e até a próxima!

Crédito das fotos: banco de imagens

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Shop By Department