Acabávamos de nos acostumar com nossa rotina. Tínhamos mudado de casa/escola/trabalho há 18 meses. Estava tudo confortável e tranquilo.

Uma mudança no trabalho do marido que estava por vir, poderia desestabilizar financeiramente nossa família. Existia, ainda, uma possibilidade real o desemprego.

Como pai maravilhoso e chefe de família preocupado que é, meu marido procurou soluções e caminhos para que tudo continuasse o mais confortável possivel para a gente.

Daí surgiu essa grande mudança: MORAR NA HOLANDA.

Eu nunca havia pensado em morar fora do país, mas depois de todas as contas feitas e muita conversa, dissemos sim à proposta e resolvemos encarar a aventura. Meu marido foi em novembro e eu e meus filhos no meio de dezembro.

Foi muito trabalhoso, pois são muitas declarações, muita papelada, apartamento pra entregar, móveis para vender, uma vida inteira para colocar em duas malas de 23 quilos por pessoa (missão impossível) e a parte mais difícil: despedir das pessoas queridas.

Meus filhos ficaram super divididos com a novidade. O maior problema do João era levar todos seus brinquedos, trocar de escola e se separar da avó. Já a Juju, como está na pré-adolescência, sofreu bem mais com a mudança, pois deixou as melhores amigas e tem mais noção da distância (sabe da dificuldade de virmos ao Brasil e também de quem nós amamos nos visitar aqui). Foi muito choro, muito carinho e o que ajudou bastante, foi o fato de ela já estar na terapia…

Bom, meu marido e eu decidimos vir pela oportunidade de estudo e trabalho e também pela segurança dos nossos filhos. Porque achamos que o futuro para eles aqui será infinitamente melhor. Focamos nisso e nos apoiamos na tecnologia pra matar a saudade e não ficarmos doidos nesse país gelado das tulipas.

Uma dica que dou para quem está passando por esse processo de mudança é: converse com seus filhos desde a primeira oportunidade. Claro que não serão eles quem decidirão se mudarão ou não de país, mas esconder ou deixar para contar na última hora pode ser ainda pior.

Um grande abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário