A organização dos brinquedos das crianças, muitas vezes, deixa as mamães desnorteadas.

Organizar os brinquedos e o ambiente que eles ocupam é muito importante para a rotina da casa e também para o desenvolvimento saudável da criança, visto que a organização oferece benefícios como disciplina, clareza e visualização do que se deseja fazer.

Para ajudar nesta tarefa, selecionei então algumas dicas:

  • Primeiro passo:

Retire todos os brinquedos dos lugares que estão guardados e separe em grupos. Por exemplo: Grupo 1 – brinquedos para organizar / Grupo 2 – brinquedos para conserto ou reciclar / Grupo 3 – brinquedos para doar ou faixa etária passada. O uso de baldes ou cestos ajuda bastante neste momento.

  • Segundo passo:

Divida os brinquedos do Grupo 1, para organizá-los em categorias (brinquedos pequenos, brinquedos grandes, bonecas e/ou carrinhos, roupas de bonecas, peças de montar, brinquedos de faz de conta, jogos, massinhas, tintas, lápis de cor, cozinha, ferramentas, dinossauros, super heróis, bonecos, animais, fantasias, fantoches e etc), de acordo com os brinquedos que a criança possui.

  • Terceiro passo:

Organize cada categoria numa caixa, de preferência transparente, ou em um organizador diferente ou em caixas de cores diferentes. Cada uma de acordo com a sua classificação inicial.

Identifique as caixas com a escrita e também com um desenho que remeta à categoria, para facilitar a identificação da criança. O local para acomodar as caixas ou cestos deve ser bem planejado para facilitar o uso pela criança e também para guardar após a brincadeira.

Dicas Gerais:

  1. Deixe os livros sempre acessíveis. Neste caso, o uso de cestos é bem interessante.
  2. Se optar por retirar os jogos das caixas para diminuir o volume, use saquinhos transparentes com zíper para cada jogo e acomode todos em uma caixa.
  3. Envolva a criança na organização e guarde os brinquedos diariamente antes dela dormir. Dessa forma, ela criará o hábito da organização desde cedo. Mostre que cada brinquedo também precisa dormir nas suas casinhas.
  4. Limpe ou lave os brinquedos sempre que possível. Use detergente neutro para higienizar.
  5. Lembre-se sempre de dizer ao seu filho que para iniciar uma brincadeira com um tipo de brinquedo, é preciso guardar o que está em uso na casinha antes.

Um grande abraço e até a próxima!

Crédito das fotos: banco de imagem

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário