Com o retorno das aulas, vem também uma preocupação constante dos pais: o que enviar de lanche para o filho na escola? Como fazer um lanche que seja saudável e gostoso? No entanto, muitas vezes, eles acabam optando por alimentos industrializados justamente pela praticidade.

Muitos pais encaram o lanche da escola como menos importante e acabam liberando guloseimas e alimentos pouco nutritivos. A formação de hábitos de uma criança começa desde a fase da introdução alimentar e será fundamental para a formação de hábitos saudáveis na fase adulta. O lanche da escola representa uma refeição do dia. Dessa forma, ele merece uma atenção especial.

Segundo estudo publicado na conceituada revista The Lancet, as taxas de obesidade em crianças e adolescentes em todo o mundo aumentaram de menos de 1% (equivalente a cinco milhões de meninas e seis milhões de meninos) em 1975, para quase 6% em meninas (50 milhões) e quase 8% em meninos (74 milhões) em 2016. Combinado, o número de obesos com idade entre 5 e 19 anos cresceu mais de dez vezes. De 11 milhões em 1975, para 124 milhões em 2016.

Esses números são alarmantes e preocupantes. O aumento no consumo de alimentos ultraprocessados (alimentos transformados pela indústria, nutricionalmente pobres, com grande quantidade de açúcar, sal, gordura e aditivos químicos), tem sido relacionado ao surgimento de doenças crônicas nas crianças, tais como obesidade, diabetes, alteração no colesterol, dentre outras.

Então, como deve ser a lancheira do seu filho?

Abaixo seguem algumas dicas que irão facilitar o processo de escolha do alimento:

  • Na lancheira deve conter um carboidrato (pães, bolos, cereal, cookies, de preferência caseiros); uma proteína (queijo, iogurte, atum, sardinha, ovo de codorna) e uma fruta ou suco. Para variar, pode colocar palitos de cenoura, tomate cereja, milho cozido, água de coco. E sempre uma garrafinha de água, principalmente no calor para manter a hidratação.
  • O grande segredo é PLANEJAMENTO. Planeje o cardápio de lanches da semana, faça as compras com antecedência. Tire um dia para produzir o lanche e congele por exemplo, bolos e pães. Descongele na medida que for utilizar.
  • Dentro do que é uma composição equilibrada, tente adaptar os lanches ao gosto do seu filho. Tipo se ele não gosta de melancia, substitua por outra fruta.
  • Procure variar as opções, evite a monotonia.
  • Envolva a criança no preparo e na escolha dos alimentos que irão fazer parte do lanche. A criança tende a querer comer o que ela fez ou escolheu.
  • Invista em utensílios de boa qualidade, como lancheiras e garrafinhas térmicas, pois elas irão garantir que o lanche estará adequado no momento que for consumido.
  • Tente montar a lancheira com algo que seja atrativo para as crianças! Por exemplo, que tal cortar a panqueca de banana em formato de coração? Use e abuse da criatividade, você verá que com muito pouco é possível fazer um lanche bem legal e nutritivo.
  • O ideal é que a escola mantenha uma cantina com opções saudáveis para estimular ainda mais os bons hábitos alimentares.
  • Atualmente existem empresas que estão produzindo lanches saudáveis para facilitar o dia a dia das famílias que não tem tempo de preparar seu próprio lanche.
  • Leia sempre o rótulo dos alimentos! Você irá se surpreender! Por exemplo, o biscoito maisena que muitas famílias acham uma ótima opção de lanche é um produto rico em açúcar e aditivo químico.
  • No supermercado, dê preferência aos produtos que você conheça os ingredientes. Nomes complicados são sinal de aditivos químicos.
  • Produtos light podem não ser a melhor opção.

Uma alimentação equilibrada e saudável irá fazer com que seu filho tenha maior concentração e energia para realizar as atividades escolares e ainda vai estimular as outras crianças a se alimentarem melhor, espalhando bons hábitos!

Seguem duas receitas fáceis e práticas que irão fazer sucesso entre os pequenos!

  • BOLO DE CENOURA

1 cenoura picada

2 ovos

¼ de xícara de azeite

¼ de xícara de açúcar mascavo

½ xícara de farinha de trigo integral

½ xícara de farelo de aveia

1 colher (sopa) de fermento em pó

Bata no liquidificador a cenoura, os ovos, o óleo e o açúcar mascavo. Após bater, despeje em uma tigela com o farelo de aveia, a farinha de trigo integral e o fermento em pó. Misture bem e coloque em forminhas de cupcake para assar a 180 graus. Rendimento: 8 bolinhos

  • SNACK DE GRÃO DE BICO

1 pacote de grão de bico cru (500g)

Azeite extra virgem

Sal a gosto

Orégano seco a gosto

Páprica (doce ou picante – ou pode misturar as duas) a gosto

Modo de preparo:

Deixe de molho na água um pacote de 500g de grão de bico cru de um dia para outro. No dia seguinte coloque para cozinhar por 15 minutos na panela de pressão.

Após esse tempo escorra bem e coloque em uma assadeira com azeite e sal e leve ao forno médio a 200 graus por, aproximadamente, uma hora, mexendo a cada 10 minutos. Após esse período, retire do forno, acrescente orégano seco e páprica (eu usei a doce) a gosto. Mexa bem, acerte o sal e volte ao forno por mais 10 minutos. Deixe esfriar e sirva.

Conserve em um vidro fechado para manter a crocância.

Um abraço e até a próxima!

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário