Foto: CI.Orgânicos

Chegou o grande dia da minha estreia aqui no Blog! Estou muito feliz em  poder escrever sobre o universo orgânico e abordar temas variados relacionados ao nosso dia a dia. Nós vamos falar sobre a nossa saúde a partir do que consumimos.

Pois bem, muitas pessoas me perguntam se o alimento orgânico é realmente melhor. E, sim, é muito melhor. E vou explicar o porquê.

Chamamos de agricultura orgânica ou biológica a agricultura que não permite o uso de produtos químicos sintéticos (tais como fertilizantes e agrotóxicos sintéticos) e também a que não permite o uso dos OGM (Organismos Geneticamente Modificados) em suas plantações.

A agricultura orgânica não faz o uso de defensivos agrícolas, mas sim de um controle biológico através da introdução de predadores naturais e inseticidas naturais como o Neem. Atualmente, existem no mercado brasileiro algumas empresas comprometidas com a nossa saúde e a do meio ambiente que comercializam defensores agrícolas e fertilizantes naturais, certificados ou não, cujas fórmulas são atóxicas.

Os fertilizantes (exceto os naturais) em excesso contaminam nosso solo, nossas águas e somente são usados para aumentar a produtividade, além de não possuírem a variedade de nutrientes do adubo orgânico. O consumo de água contaminada com nitrato, por exemplo, é associado ao câncer e a problemas respiratórios. Muitos outros problemas de saúde já são hoje diagnosticados por causa do consumo de alimentos contaminados.

Os agrotóxicos empobrecem o solo, pois eliminam os microrganismos responsáveis pela conversão das substâncias orgânicas em compostos inorgânicos.

O uso de pesticidas gera um ciclo vicioso, pois as pragas adquirem resistência, de modo a demandar a aplicação de produtos mais potentes e em maior quantidade. Com as chuvas, o veneno atinge os lençóis freáticos e os mananciais utilizados para o abastecimento humano. O consumo de agrotóxico residual na água e nos alimentos é associado a distúrbios hormonais e neurológicos, infertilidade e câncer, dentre outras doenças.

O Brasil está na contramão do mundo, pois é um dos maiores consumidores de agrotóxicos do planeta. De acordo com dados da Organização das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), ocupamos o 7º lugar na relação da quantidade de produtos aplicados por hectare de terra cultivada. No volume total, o Ministério do Meio Ambiente Brasileiro informa que estamos em 1º lugar, dados divulgados no ano de 2018. Uma triste realidade!

O consumidor esclarecido deve optar por produtos orgânicos e manufaturados ecológicos, originários também da agricultura familiar, pois estes se revestem de valores socioambientais, aliando as práticas sustentáveis ao cooperativismo e à produção por comunidade integrada.

Onde encontramos esses produtos? Temos espalhados por todo o Brasil várias fazendas certificadas orgânicas, lojas que revendem produtos naturais, supermercados, feiras nas mais diversas cidades do Brasil e do mundo inteiro.

Aos poucos, estamos vendo que a oferta desses produtos está aumentando. Ficamos muito felizes em ver a cada dia mais os alimentos, cosméticos, roupas, sapatos, canudos ecológicos, dentre outros, serem mais usados no Brasil.

1 comentário

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário