Esse ano resolvemos levar as crianças para conhecer a neve. Já era um pedido antigo das crianças, Cadu queria esquiar e Luisa queria ser a Elsa do Frozen. Após muita pesquisa, resolvemos que o destino seria o Chile, primeiro por ser relativamente perto do Brasil, ser uma cidade grande e estruturada e por ter muita opção de passeios para crianças pequenas.

Muita Neve!


Escolhemos um vôo da Latam que tinha escala somente em São Paulo e, por serem poucas horas, foi bem tranquilo. A vista da Cordilheira lá de cima é estonteante! Chegamos em Santiago a noite e pegamos um transfer no aeroporto direto para o hotel (Diego de Almagro no bairro de Providência). O hotel que escolhemos tem uma boa estrutura, fica localizado em um ótimo bairro e que fica bem pertinho do shopping Costanera Center. O shopping possui sete andares com muitas opções de lojas, restaurantes e supermercado. Os preços de lá não são muito convidativos não, achei tudo bem caro, mas tem muita opção de roupas de frio que não temos por aqui e vale a pena pra quem pretende viajar mais vezes para lugares frios. Nesse shopping fica também o Sky Costanera, o maior mirante da América Latina. Um passeio lindo para ver a cidade e o pôr do sol a 300 metros de altura.
No primeiro dia fomos conhecer o Cerro San Cristóbal que faz parte do Parque Metropolitano de Santiago e suas diversas atrações. Ao chegar, pegamos o funicular (uma espécie de trenzinho) até o zoológico. Gostamos bastante do zoo, pois tem algumas espécies que não vemos aqui no Brasil (como os pingüins e o panda vermelho), e os animais parecem bem tratados e apesar do frio estavam bem visíveis no horário que fomos pela manhã. Depois, subimos mais um pouco de funicular até o cume e ficamos sem fôlego com a vista maravilhosa da cidade emoldurada pela cordilheira dos Andes toda branquinha de neve. Maravilhoso! Lá em cima fica também o santuário de Imaculada Conceição com a linda imagem de 22 metros de altura. É lá de cima também, o ponto de partida do teleférico. Ele é fechado e super bacana, com mais paisagens lindas da cidade e do parque. Vale a visita. Na volta vale aproveitar que está no bairro Bellavista e dar um pulinho em uma das casas de Pablo Neruda, La Chascona, que fica ali pertinho. Nesse dia almoçamos no Costanera Center no delicioso restaurante Costamia de especialidade chilena e frutos do mar que é ambientado por enormes aquários. As crianças amaram!
No segundo dia fomos conhecer Farellones, uma estação de esqui com várias brincadeiras (para crianças e adultos) que fica na curva 40 da montanha. A entrada é feita com a compra de um ingresso único que dá direito a todas as atrações (exceto aula de esqui). Primeiro pegamos o teleférico e descemos para a parte mais infantil da estação. Brincamos na pista de trenó e no tubbing (esquibunda com bóia), fizemos boneco de neve e Luisa brincou no carrossel de neve. Possui estrutura de banheiro e alguns foodtrucks com lanches. Lá em cima tem restaurante melhores e as atrações para os maiores. O tubbing grande e a tirolesa são imperdíveis. Tem também bicicleta de neve e o trineo (uma espécie de trenó), mas não fomos. Achei que vale a pena passar ao menos meio dia nessa estação pra brincar bastante. A noite jantamos no Pátio Bellavista, um mall com vários restaurantes e lojinhas super bacana!

Nosso Ollaf


No terceiro dia o passeio mais esperado, a visita ao Vale Nevado, estação de esqui mais famosa do Chile. Contratamos o passeio no nosso hotel e subimos de van as 58 curvas que levam até o topo da montanha. Para as pessoas mais sensíveis, recomendo tomar um remedinho para enjôo, já que as curvas sinuosas podem causar desconforto. Não precisei medicar minhas crianças, pois elas dormiram por todo o trajeto. Tínhamos acordado bem cedo pra fazer o passeio. Alugamos as roupas de neve no caminho, em uma loja conveniada com a empresa que contratamos para nos levar. A roupa é a impermeável: casaco, calça e botas específicos para neve. Essa roupa é importante para conter o vento e a umidade do local. Por baixo, vestimos calças e blusas térmicas, meias de lã e mais uma blusa de fleece, que servem para aquecer (comprei tudo na Decatlon aqui em BH mesmo). Gostei demais da estrutura do Valle Nevado. Lá encontram-se ótimos restaurantes, lojinhas, lanchonetes e banheiros. Existe um teleférico com cabine fechada que leva ao segundo nível do Valle, mas estava fechado nos dias que fomos e portanto, subimos de caminhão. Na base da estação tem opção de aluguel de roupa (mais caro e com pouca opção de tamanho) e equipamentos de esqui. Meu marido contratou um pacote que era de 2 horas de aula de esqui incluindo o equipamento. Ele adorou e achou que valeu muito a pena. Os adultos fazem o curso e depois podem escolher uma das várias pistas pra continuar a praticar durante o dia. Ao chegar lá em cima, fiz a inscrição do Cadu na Escola de Neve, um curso de esqui para crianças. Com duração de duas horas o curso conta com aula, lanchinho e brincadeiras num ambiente super fofo todo preparado para os pequenos. Cadu amou e já estava craque no esqui ao fim do dia. Como optei por não esquiar (já tentei uma vez e foi um fiasco), preferi ficar quentinha no restaurante La Leñera comendo um fondue e tomando um dos excelentes vinhos da região de Maipo.

Escola de Neve


No quarto dia fomos conhecer as cidades costeiras de Viña Del Mar e Valparaiso. Contratamos a mesma empresa de turismo para nos levar nessa viagem de pouco mais de uma hora. Começamos por Valparaiso. A cidade possui área histórica considerada Patrimônio Cultural da Humanidade. São construções coloridas em morros que se assemelham muito as nossas favelas. Eles têm também, um dos portos marítimos mais importantes do país. A cidade abriga ainda uma outra casa de Pablo Neruda, intitulada de La Sebastiana, que não pudemos conhecer porque estava fechada. De Valparaiso seguimos para Viña Del Mar, cidadezinha linda e charmosa a beira mar. Conhecemos o relógio das flores, passeamos na orla e almoçamos no delicioso Castillo Del Mar, restaurante dentro de um castelinho de pedras e vista para o mar. Por fim, visitamos o cassino da cidade, que foi construído nos anos 1930 e tem todo um charme e bossa. Crianças não podem entrar na área de jogos, porém, podem ficar no segundo andar e nos revezamos para ficar com eles. Perdemos um pouco de pesos chilenos e viemos embora cansados e felizes.

Viña Del Mar


No quinto dia saímos cedo em direção ao Centro Histórico de Santiago, onde encontra-se o Palácio La Moneda (sede do governo) e Centro Cultural La Moneda. De lá caminhamos até a Plaza das Armas, visitamos a maravilhosa Catedral Metropolitana de Santiago, e o Museu de Arte Precolombino. Nesse museu existe uma área para as crianças que é uma graça, super interativa e divertida. De lá fomos ao Mercado Central. Um bom lugar para comer pratos preparados com a centolla – uma espécie de caranguejo gigante típico do Chile. Escolhemos o famoso restaurante Donde Augusto e posso afirmar que a experiência já vale o preço. Os garçons são super atenciosos e engraçados, nos divertiram durante uma bela tarde regada a muita comida e deliciosos vinhos.

Centolla


No sexto dia Cajon Del Maipo num passeio de dia inteiro que incluiu visita ao vilarejo de San José de Maipo e ida até o Embalse Del Yeso, um reservatório de água que abastece a cidade de Santiago. A vista é deslumbrante, mas achei meio perigoso e sem estrutura, principalmente para crianças. Não sei se encararia de novo uma viagem de 2:30 horas de carro com crianças só pela paisagem!

Cajon Del Maipo


No sétimo dia levamos as crianças para conhecer o Museu Interativo Mirador (o MIM), um museu onde o tudo pode ser tocado e experimentado. Focado em ciência e tecnologia, tem muita coisa divertida para todas as idades e o mais bacana é que pais e filhos podem brincar e aprender juntos. Por ser enorme (mais de 7 mil metros quadrados), sé bom separar uma boa parte do dia para visitá-lo. Lá ainda é possível fazer um lanchinho em sua lanchonete ou cafeteria. Nesse mesmo dia à tarde, fizemos o passeio à vinícola Concha y Toro. Marcamos o tour em português e adoramos conhecer os processos de fabricação. No fim, a degustação é claro! Tem também uma loja para compra de souvenirs e vinhos da casa.
Resumão da viagem: Amei a cidade de Santiago! É limpa, organizada e super bonita. Acho que merece ser visitada nos meses quentes também, pois possui muitos parques e praças que não animamos conhecer por causa do frio.
O Valle Nevado faz jus à fama! A estrutura é muito boa e possui entretenimento para toda a família. Separe um dia inteiro pra aproveitar muito. Farellones também achei que compensa ir pra brincar.
A comida do Chile é boa demais! Muitos frutos do mar e muita opção para a criançada. Os vinhos eu nem comento! São sensacionais e com um precinho super digno! Queria trazer caixas e mais caixas. Os que mais gostei foram os vinhos da região de Maipo.
Achei que sofreria mais por causa do frio, principalmente com as crianças, mas foi tranquilo. O importante é estar bem preparada com roupas térmicas e casacos apropriados.
Achei uma viagem relativamente barata, pois o peso chileno é desvalorizado frente ao real. Estadia, alimentação e transporte possuem preços bons. Apenas os pontos turísticos têm o preço mais salgado, mas isso é normal em todo lugar do mundo né?
Enfim, adoramos a viagem e achei mesmo que vale a pena fazê-la com crianças! Espero voltar mais vezes…

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário