Historicamente, nós, brasileiros, nunca tivemos uma educação financeira. Nunca fomos ensinados a controlar os nossos gastos x nossas receitas. Passamos por períodos onde era até melhor guardar o dinheiro debaixo do colchão do que investir (a maioria nem sabia o que era isso), muito em função da desestabilização da economia, com uma inflação acima dos 1000 dígitos, ou seja, um litro de leite, em um dia, poderia custar 1,00 e, no dia seguinte, poderia custar 1.400,00. Com isso, a principal preocupação era garantir o mínimo para alimentação, saúde, etc. E, somente após os anos 2000, é que o governo vem trabalhando, de forma tímida, a importância do controle financeiro.
Hoje, nós temos um pouco mais de informações, porém, não estamos totalmente livres de crises econômicas e políticas. Aliás, estamos tentando sair da maior crise política e econômica deste país, com taxas recordes de desemprego. Essa atual crise atingiu cada um dos mais de 207 milhões de brasileiros e brasileiras.
Essa rápida e simples introdução da economia serviu para eu fazer algumas perguntas:

  • Você possui uma organização financeira familiar?
  • E Planejamento financeiro?
  • Possui algum investimento?
  • Como você está se saindo financeiramente diante desta crise?

Na maioria dos casos, as respostas destas perguntas são negativas muito em função da falta do controle financeiro pessoal. E o que é Finanças Pessoais? Finanças pessoais são as relações que se tem com os recursos financeiros traduzidos em dinheiro, bem como o uso que se faz deste, com objetivos de criar, acumular, investir e proteger as riquezas materiais necessárias a nossa vida.
A falta de um controle das finanças é motivo de grande preocupação, stress, problemas em casa, problemas no trabalho, com amigos e etc., ou seja, problema financeiro é tudo de ruim na vida de qualquer ser humano!!!
Tenha certeza que este problema não tem classe social! Todos, sem exceção, podem ter problemas nas finanças pessoais (pobres e ricos).
Para a solução destes problemas precisamos ter um planejamento financeiro, que, inicialmente, pode parecer difícil e complicado. Este planejamento tem, como objetivo, organizar a sua vida financeira, podendo, assim, administrar melhor o que você ganha. Com este planejamento você poderá tomar decisões hoje que terão reflexo no futuro, alcançando seus sonhos e metas.
O planejamento financeiro faz com que você não precise utilizar cheques especiais e o bom e perigoso cartão de crédito (falaremos melhor sobre cheque especial e cartão de crédito em outro artigo).
O planejamento financeiro te dá a oportunidade de separar uma parcela dos seus ganhos para algum investimento, o que lhe dará ganhos futuros. Vale lembrar que hoje você precisa ter somente R$30,00 por mês para iniciar um investimento e com garantias de ganhos.
O planejamento financeiro faz com que você se prepare para as inevitáveis emergências, como problemas de saúde, acidentes, desemprego. A falta deste planejamento pode ocasionar dívidas em cartões, com os bancos, créditos “fácil”, etc.
O planejamento financeiro te mostra a possibilidade de pagar as contas em atraso ou, até mesmo, adiantar algumas parcelas.
Em caso de dívidas, o planejamento te proporciona um melhor caminho para quitá-las. Existem diversas ações viáveis para que estas dívidas não aumentem (o que ocasiona negativação do nome, com consequências negativas, como a dificuldade de arrumar crédito com instituições financeiras).
Use e abuse deste planejamento.
O planejamento não te traz ganhos somente em suas finanças. Ele vai além disso. Te oferece tranquilidade (mesmo com dívidas), te faz dormir melhor, te faz feliz, proporciona uma harmonização na família, te proporciona conquistas de sonhos (quem não quer uma casa maior, um carro novo, uma viagem dos sonhos?).
Neste primeiro artigo venho mostrar a importância do planejamento em nossas vidas. Nos próximos, iremos tratar com mais detalhes cada ponto deste planejamento.
Fiquem atentos!!!!
Caso tenham dúvidas ou sugestões para os próximos artigos, entrem em contato que irei responder a todos.
Trago algumas sugestões para os próximos artigos:

  • Cartões de Crédito / Cheque Especial
  • Ambiente familiar nas finanças
  • Dívidas
  • Investimentos

Fiquem à vontade em propor algum outro tema. Os leitores que derem sugestões sobre o próximo artigo irão concorrer ao livro CRASH – Uma breve história da economia
Reforço a minha alegria de poder compartilhar o meu conhecimento com vocês. Recebi esse convite com muita honra. A importância que este grupo possui na vidas de todas vocês, mães, é indescritível. São mais de 5.000 mães se auto ajudando, formando laços não só de amizades, mas laços familiares.
Você quer voar mais alto?
Pedro Ivo Patricio de Resende
Pós-Graduado em Gestão de Finanças pela PUC-MINAS e Graduado em Administração de Empresas pela Faculdade Promove. Foi consultor de empresas por 6 anos através da Empresa de Instituto de Desenvolvimento Gerencial (INDG) trabalhando em empresas de grande porte como Drogaria Araújo, Arcelor Mittal, Distribuidora de Medicamentos Santa Cruz, Transportadora Ramos, Supermercados Sales, Decoralita. Nestas empresas, trabalhou diretamente no aumento do Ebtida com as soluções metodológicas para Aumento da Receita, Redução de Despesas, Desempenho Operacional, Processos, Rotina. Atualmente atua na VLI Logística com a responsabilidade de alavancar a melhoria contínua da empresa (Processos de metas, Melhoria de indicadores de resultado, padronização, mapeamento de processo). Vasto conhecimento da metodologia PDCA e cultura TPS (Toyota Production System) possuindo grande foco no cliente e eliminação de desperdício. Também diretor da empresa Pedro Resende Consultoria financeira, gerencial e treinamentos.
(31) 99158-8219

2 Comentários

  1. Me fiz as 4 perguntinhas e de fato todas as respostas foram negativas. Tenho muitos gastos desnecessários e já fiz vários planejamentos para poupar, porém é difícil resistir as compras…. Vou acompanhar suas dicas e tentar segui-las. Obrigada!

    • Ei Renata, tudo bem? Na próxima semana irei escrever sobre o controle dos gastos. Espero realmente que possa esclarecer mais sobre as finanças pessoais.
      Um grande abraço

Deixe um comentário

Seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios estão marcados *

Postar Comentário